Transformação da Paisagem no Entorno Escolar: memórias e narrativas de moradores e professores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250891

Mots-clés :

Transformação da paisagem, Escola, Bairro, Lugar, Espaço geográfico.

Résumé

Este artigo foi produzido a partir da pesquisa realizada no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), alicerçado por uma análise da transformação da paisagem no entorno de uma escola da cidade de Lages/SC. O questionamento que orienta a pesquisa parte do princípio de que é necessário construir uma consciência da importância da escola na formação social, política, histórica e geográfica do bairro Santa Clara, em Lages/SC, que aqui se toma esse espaço geográfico como ponto de partida, a fim de fazer uma análise das transformações da paisagem e suas implicações no entorno escolar, a partir do uso e ocupação do bairro. Nessa perspectiva, observamos a dinâmica da organização do espaço geográfico, que se constitui como ponto de referência geográfico e social para a comunidade. Para o desenvolvimento do estudo foi escolhida a pesquisa bibliográfica e documental com o trabalho de campo, ficando definida a abordagem qualitativa. Após esses momentos, optou-se, como procedimento metodológico, pela realização de entrevistas narrativas, contextualizando as percepções dos moradores e professores sobre o espaço vivido na construção de um olhar espacial crítico do lugar.

Bibliographies de l'auteur-e

Cristian Roberto Antunes de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. Professor da Educação Básica no Sistema Municipal da Educação de Lages e Professor Universitário no Departamento de Ensino de Geografia do Centro Universitário UNIFACVEST. 

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação. Professora na Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado. 

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense

Pós - doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Autonoma de Madrid - Espanha (UAM - 2017). Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2007).Docente Pesquisadora (Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense: Lages, SC, BR.

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Publié-e

2021-11-19

Comment citer

Oliveira, C. R. A. de, Ângela Luchese, T., & Ceccato de Lima, L. (2021). Transformação da Paisagem no Entorno Escolar: memórias e narrativas de moradores e professores. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(3), 268–295. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250891