O trabalho de campo não é só lazer: um recurso metodológico imprescindível no processo de ensino-aprendizagem em geografia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247524

Mots-clés :

Geografia escolar, Método, Trabalho de campo

Résumé

Partindo da sistematização de um método para o desenvolvimento do trabalho de campo na Educação Básica, o artigo discorre sobre as potencialidades desse recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Para tanto, a discussão teórica de cunho crítico e a observação participante em um trabalho realizado no município de Pirenópolis-GO constituem-se os procedimentos metodológicos empregados nesse estudo. Os resultados explicitam que, fundamentando-se em um método que assegure o desenvolvimento pedagógico dessa prática e em aportes teóricos que favoreçam a compreensão da espacialidade dos fatos/fenômenos, o trabalho de campo constitui-se como um instrumento eficaz na construção de conhecimentos geográficos. Destaca-se que sua finalidade é educativa e viabiliza o raciocínio geográfico por meio de atividades práticas e mentais frente aos objetos/fenômenos estudados. 

Bibliographies de l'auteur

Ricardo Chaves de Farias, Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - GEAF/UnB

Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília(UnB). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - GEAF/UnB. Professor de Geografia em escolas na rede privada de educação do Distrito Federal

Alcinéia de Souza Silva, Universidade de Brasília. Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - GEAF/UnB

Mestra e Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Rede Pública de Ensino no município de Formosa-GO

Publiée

2021-04-09

Comment citer

Farias, R. C. de, & Silva, A. de S. (2021). O trabalho de campo não é só lazer: um recurso metodológico imprescindível no processo de ensino-aprendizagem em geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(1), 132–149. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247524