O trabalho de campo não é só lazer: um recurso metodológico imprescindível no processo de ensino-aprendizagem em geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.247524Parole chiave:
Geografia escolar, Método, Trabalho de campoAbstract
Partindo da sistematização de um método para o desenvolvimento do trabalho de campo na Educação Básica, o artigo discorre sobre as potencialidades desse recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Para tanto, a discussão teórica de cunho crítico e a observação participante em um trabalho realizado no município de Pirenópolis-GO constituem-se os procedimentos metodológicos empregados nesse estudo. Os resultados explicitam que, fundamentando-se em um método que assegure o desenvolvimento pedagógico dessa prática e em aportes teóricos que favoreçam a compreensão da espacialidade dos fatos/fenômenos, o trabalho de campo constitui-se como um instrumento eficaz na construção de conhecimentos geográficos. Destaca-se que sua finalidade é educativa e viabiliza o raciocínio geográfico por meio de atividades práticas e mentais frente aos objetos/fenômenos estudados.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Ricardo Chaves de Farias, Alcinéia de Souza Silva

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.