A prática pedagógica disciplinar e a geografia escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257420

Mots-clés :

Geografia Escolar, Poder Disciplinar, Educação

Résumé

O presente trabalho é fruto das discussões realizadas no curso “Espaço, Corpo e Poder”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO/ UERJ). O objetivo deste artigo é reconhecer a participação da Geografia escolar na prática pedagógica disciplinadora por meio de uma reflexão sobre o ensino de Geografia no Brasil. A principal referência utilizada neste trabalho é a obra “Vigiar e Punir: nascimento da prisão”, de Michel Foucault, publicada originalmente em 1975 e traduzida para a Língua Portuguesa em 1987. Nesse sentido, a presente proposta apresenta um debate inicial sobre essa discussão, expondo ideias foucaultianas e de outros autores que trataram sobre as interseções entre Geografia, Educação e poder disciplinar.

Bibliographies de l'auteur

Larissa Romana de Oliveira Araujo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Colégio Pedro II, Departamento dos Anos Iniciais

Letícia Alves Pessanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e da rede municipal de Macaé – RJ

Victoria Vicente Rodrigues Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ)

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Publiée

2023-10-11

Comment citer

Araujo, L. R. de O., Pessanha, L. A., & Lopes, V. V. R. (2023). A prática pedagógica disciplinar e a geografia escolar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(2), 63–79. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257420