A prática pedagógica disciplinar e a geografia escolar
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.257420Mots-clés :
Geografia Escolar, Poder Disciplinar, EducaçãoRésumé
O presente trabalho é fruto das discussões realizadas no curso “Espaço, Corpo e Poder”, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO/ UERJ). O objetivo deste artigo é reconhecer a participação da Geografia escolar na prática pedagógica disciplinadora por meio de uma reflexão sobre o ensino de Geografia no Brasil. A principal referência utilizada neste trabalho é a obra “Vigiar e Punir: nascimento da prisão”, de Michel Foucault, publicada originalmente em 1975 e traduzida para a Língua Portuguesa em 1987. Nesse sentido, a presente proposta apresenta um debate inicial sobre essa discussão, expondo ideias foucaultianas e de outros autores que trataram sobre as interseções entre Geografia, Educação e poder disciplinar.
Références
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado: Notas para uma investigação. Lisboa: Editorial Presença, 1980. 120p.
ALVES, Fernando Roberto Jayme. A dimensão espacial do poder: diálogos entre Foucault e a Geografia. Geografia em Questão, v. 6, n. 1, p. 231 – 245, 2013.
BATISTA, Bruno Nunes. Ensino de Geografia: olhares foucaultianos. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019. 188p.
BATISTA, Bruno Nunes. Quando é preciso manter sob vigilância o ensino de Geografia. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 323-339, ago./ dez. 2017.
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarium Education, Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, jul./ dez. 2012.
BRASIL. DECRETO Nº 21.241, DE 4 DE ABRIL DE 1932. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517- publicacaooriginal-81464-pe.html. Acesso em: 07 set. 2021.
BRASIL. DECRETO-LEI Nº 4.244, DE 9 DE ABRIL DE 1942. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155- publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 07 set. 2021.
BRASIL. LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 07 set. 2021.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
CONTI, José Bueno. A reforma do ensino de 1971 e a situação da Geografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n.51, p.57-73, jun. 1976.
CRUZ, P.; FREITAS, S. Disciplina, controle social e educação escolar: um breve estudo à luz do pensamento de Foucault. Revista LEVS/UNESP, Marília, ano 2011, ed. 7, jun. 2011.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. 288p.
GONÇALVES, Amanda Regina. A Geografia escolar como campo de investigação: história da disciplina e cultura escolar. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 15, n. 905, jan, 2011. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/b3w-905.htm. Acesso em: 11 jul. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Curso de Informações Geográficas – 1961. Rio de Janeiro. 1962.
MATOS, Júlia Silveira. Memória e história do ensino das Humanidades: do nascimento do conceito de disciplinas escolares à atual Ciências Humanas. Momento, v. 25, n. 2, p. 111-127, jul./dez. 2016.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. As Origens da Educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.12, n.45, p. 945-958, out./dez. 2004.
PINHEIRO, Antônio Carlos. Trajetória da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Geografia no Brasil - 1972 - 2000. 277f. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, 2003.
PIZZATO, Maria Dilonê. A geografia no contexto das reformas educacionais brasileiras. Geosul, Florianópolis, v.16, n.32, p 95-137, jul./dez. 2001.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Uma breve história da formação do (a) professor (a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.129-144, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O projeto educacional moderno: identidade terminal?. In: VEIGA-NETO, Alfredo. (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 2018. p. 245-260.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais.. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008. 190p.
VALONES, Neide Maria Alves. O poder disciplinar na relação pedagógica no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 217. 2003.
VESENTINI, José William. Repensando a Geografia Escolar para o Século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009. 102p.
VESENTINI, José William. Para uma Geografia Crítica na Escola. São Paulo: Ática, 1992. 136p.
VLACH, Vânia Rúbia Farias. O Ensino de Geografia no Brasil: Uma Perspectiva Histórica. In: VESENTINI, José William (Org.). O Ensino de Geografia no Século XXI. 7. ed. Campinas: Papirus, 2013. 288p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Larissa Romana de Oliveira Araujo, Letícia Alves Pessanha, Victoria Vicente Rodrigues Lopes 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.