Reflexões sobre a formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia em um momento pandêmico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.254550

Mots-clés :

Estágio supervisionado, Ensino remoto, Ensino de Geografia.

Résumé

O presente texto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Geografia, intitulado “A formação docente no contexto do estágio supervisionado em Geografia: uma oportunidade para a construção de uma prática professoral mais significativa”. Nesta perspectiva, o objetivo central aqui estabelecido consistiu em compreender a formação docente no contexto do estágio supervisionado e como esta pode contribuir para uma prática professoral mais significativa. Em razão do contexto pandêmico e da consequente adoção do ensino remoto nas escolas, as atividades de regência, foco do estágio, foram desenvolvidas remotamente. Do ponto de vista metodológico, tendo por base a abordagem qualitativa, contou-se com a realização de pesquisa bibliográfica e de pesquisa-ação. Os resultados alcançados revelam que, apesar dos muitos desafios impostos na realização do estágio em um cenário totalmente novo marcado pela adoção do ensino remoto, a realização do estágio supervisionado se mostrou uma experiência agregadora de novas habilidades formativas docente, as quais colaboraram para a ressignificação da prática professoral mediante a utilização de novas metodologias e estratégias de ensino.

Bibliographies de l'auteur

Jocerlan Leite da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Maria Marta dos Santos Buriti, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publiée

2022-12-26

Comment citer

Silva, J. L. da, & Buriti, M. M. dos S. (2022). Reflexões sobre a formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia em um momento pandêmico. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(3). https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.254550