A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PAISAGEM URBANA EM MÚLTIPLOS OLHARES E CONVERGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240413Abstract
Este trabalho aborda o uso didático da fotografia no ensino de Geografia. A proposta procura compreender de que forma o uso da fotografia, enquanto recurso didático-pedagógico constitui-se um importante aliado no ensino de Geografia e na compreensão da paisagem urbana e das representações espaciais. Tendo em vista o avanço tecnológico que é vivenciado pela sociedade, onde o uso de dispositivos móveis está presente na vida de quase todos os alunos, a exploração da fotografia em sala de aula permite troca de experiências, interação e construção de conhecimento. O professor desempenha um papel preponderante nesse processo de ensino aprendizagem, pois é ele quem vai direcionar esse aluno a reflexão e compreensão do que é visto na paisagem. A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho partiu de consultas bibliográficas tendo por base autores que discutem o ensino de geografia e também o uso de tecnologias na educação. Com base na bibliografia consultada foi possível elaborar uma proposta didática para ser trabalhada com turmas da educação básica. A proposta nos apontou alguns indicativos de natureza propositiva, entre eles a percepção de pertencimento do lugar e sua interligação com o conceito de paisagem urbana que subsidiarão na formação dos conceitos geográficos em diversas escalas de compreensão.
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