Os estereótipos e representações da região nordeste no livro didático de geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253581

Parole chiave:

Livro didático, Nordeste brasileiro, ensino de Geografia.

Abstract

Este artigo faz parte do projeto de pesquisa “Políticas Públicas – Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O livro didático de Geografia: representações e materializações”. O trabalho teve como objetivo analisar a representação do Nordeste em livros didáticos de Geografia das séries finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano – aprovados pelo Ministério da Educação e escolhidos pelas escolas no PNLD do triênio 2017 a 2019. Na coleção selecionada para o estudo investigamos a representação do Nordeste, especificamente do fenômeno da seca e sua relação com esta região utilizando da análise do discurso como metodologia para entender os contextos e sentidos empregados nos termos analisados. A partir do levantamento quantitativo das imagens e textos presentes na coleção verificamos que, apesar de anos de estudos sobre a região Nordeste, geralmente a seca e os problemas sociais recebem maior ênfase quando a região é representada no livro didático, o que contribui para reforçar ideias estigmatizantes e estereotipadas sobre a região e o seu povo.

Biografie autore

Fabíola Lima Castro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI.

Guilherme Lima Guimarães, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduando em Geografia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI – Caetité-Ba.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI – Caetité/BA.

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Pubblicato

2022-08-19

Come citare

Castro, F. L., Guimarães, G. L., & Costa, G. B. A. (2022). Os estereótipos e representações da região nordeste no livro didático de geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(2), 158–177. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253581

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico