Algumas reflexões sobre metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248675

Parole chiave:

Educação Geográfica, Professores de Geografia, Educação Básica, Didática de Geografia, Ensino-Aprendizagem pela Geografia.

Abstract

O artigo em destaque realiza algumas reflexões iniciais sobre as metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica. Assim, a problemática que move este artigo é: o que podemos entender por metodologias de ensino de Geografia? Mediante esta problemática, chega-se o objetivo central deste manuscrito que é refletir sobre as metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica. A abordagem empregada neste estudo é a qualitativa. O procedimento técnico empregado foi a revisão bibliográfica. Diante disto, chegou-se a compreensão, que as metodologias de ensino de Geografia são um caminho importante para que os professores de Geografia possam aperfeiçoar suas ações didática-pedagógicas pelos conteúdos de Geografia junto aos alunos, no intuito de ensinar mais e melhor nas escolas, proporcionado com isto, uma aprendizagem mais qualitativa no sentido dos educandos se envolverem no processo de ensino-aprendizagem, entre outros elementos.

Biografie autore

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor do Departamento de Geografia da UFPE

Larissa de Sá Menezes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geógrafa. Licencianda em Geografia pela UFPE.

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Pubblicato

2021-11-19

Come citare

Carvalho, J. I. F. de, & Menezes, L. de S. (2021). Algumas reflexões sobre metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(3), 51–62. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248675