Mapeamento colaborativo como estratégia de ensino de cartografia: um relato de experiência com o aplicativo Canvis

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251657

Parole chiave:

VGI, Cartografia Colaborativa, Cartografia Social, Cartografia Escolar

Abstract

Diante do aumento da produção de Informações Geográficas Voluntárias (VGI, em inglês) geradas pelo mapeamento colaborativo em plataformas online, faz-se necessário refletir sobre relações com o ensino de Cartografia. Este trabalho traz um relato de oficina com uma das primeiras experiências do aplicativo de mapeamento colaborativo Canvis, no ensino de Geografia. O objetivo foi a indicação de locais vividos antes e durante a pandemia da COVID-19. O mapeamento colaborativo foi realizado por 42 alunos do ensino médio, que também responderam um questionário avaliativo sobre as dificuldades e potencialidades da metodologia, em agosto de 2020. Foram mapeados ao todo 148 pontos dentro da área urbana de Santa Maria, sendo 57 locais que interagiam antes da pandemia e 91 locais que convivem durante a pandemia. Os alunos passaram a vivenciar o território de nove bairros, o que vai contra a hipótese inicial, de que os alunos estavam mais restritos a pontos em seus bairros. Percebe-se um aumento de pontos em endereços residenciais, assim como em hipermercados, enquanto praças e bares/restaurantes não são mais frequentados. Destaca-se que os alunos apontaram a experiência com o uso do mapeamento colaborativo como positiva, principalmente por torná-los sujeitos ativos no mapeamento, embora algumas dificuldades de localização tenham sido evidenciadas. É necessário assim, considerar a prática como uma via de mão dupla, pois ao fomentar a alfabetização cartográfica, também demanda que o aluno tenha noções básicas que permitam que o mesmo se guie na plataforma colaborativa, além de considerar a idade dos alunos.

Biografie autore

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

 

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta no Departamento de Geociências e coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU), da UFSM. 

 

Jhennifer Tais Vieira Habowski, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pesquisadora no laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM.

Francisco Augusto Altermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Estudante de Licenciatura em Geografia do Departamento de Geociências da Universidade de Santa Maria (UFSM).

Guilherme Moreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador da equipe de Geografia e Professor no Pré-Universitário Popular Alternativa.

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Pubblicato

2022-04-11

Come citare

Petsch, C., Batista, N. L., Habowski, J. T. V., Altermann, F. A., & Silva, G. M. da. (2022). Mapeamento colaborativo como estratégia de ensino de cartografia: um relato de experiência com o aplicativo Canvis. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 96–114. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251657