Dos sentidos a concepção de lugar: o “caminho de sensações” como uma experiência geográfica na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.250816Schlagworte:
Lugar, Geografia, Sensações.Abstract
O presente texto tem a intenção de relatar e refletir sobre uma prática geográfica promovida com alunos da educação básica. A oficina denominada “Caminho de sensações” foi desenvolvida em um evento do Colégio Municipal Pelotense, em Pelotas/RS. O objetivo da prática consistiu na busca da compreensão de um conceito fundamental da ciência geográfica, o lugar. Através do estímulo dos sentidos do corpo humano, aliado às vivências e memórias dos participantes, a oficina procurou abordar a concepção humanista de lugar, a fim de que as experiências e memórias dos estudantes pudessem ser aliadas da ciência geográfica, no processo de transformação do conhecimento no ensino básico. Dessa forma, após a exposição teórica, os estudantes foram instigados a refletir e registrar em uma folha suas concepções sobre o conceito de lugar. Após esse processo foram convidados a percorrer o caminho de sensações, explorando materiais com o objetivo de estimular suas memórias, através do cheiro, gosto, visão, toque e sons. Com essa prática percebemos que foi possível apresentar uma nova perspectiva de abordagem para o conceito de lugar no ensino de Geografia na educação básica. Além disso, constatamos que com o desenvolvimento desta atividade mobilizamos a sensibilidade e percepção dos alunos possibilitando a construção de um “olhar geográfico” para o seu cotidiano, aspecto fundamental para as aulas de Geografia na contemporaneidade.
Literaturhinweise
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ > Acesso em: 03/2021.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
DE LIMA, Elias Lopes. A corporeidade como um recurso metodológico da geograficidade. Revista de Geografia-PPGEO-UFJF, v. 5, 2015 (número especial), p. 1-11.
HOLZER, W. O Conceito de Lugar na Geografia Cultural-humanista: Uma Contribuição Para a Geografia Contemporânea. GEOgraphia -Ano V - No 10 – 2003. P. 113-123.
HOLZER, W. O Lugar na Geografia humanista. Revista Território. Rio de Janeiro. ano IV, n° 7. p. 67-78. jul./dez. 1999.
KAERCHER, Nestor André. Das coisas sem rosa uma delas é o pessoa: as geografias do Manoel e do Nestor na busca do bom professor. TONINI, I. M.; CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULART, L. B.; KAERCHER, N. A.; MARTINS, R. E. M. W.(Orgs.). O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 203-231.
SERPA, Angelo. Por uma Geografia dos espaços vividos: Geografia e Fenomenologia. São Paulo. Editora Contexto, 2019. 128 p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.