ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240443

Palavras-chave:

Estágio Curricular, Formação, Prática de Ensino, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho se constitui como produto de um conjunto de reflexões realizadas nos encontros de prática de ensino no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contraposições de experiências semelhantes em outras IES que atuei como docente. Pretendemos com este ensaio, abrirmos novas possibilidades para compreensão do papel da prática de ensino na formação de professores à luz do estreitamento do binômio teoria-prática. A prática de ensino em Geografia vista sob a ótica do professor em situação de ensino, portanto sujeito em reflexividade, hoje, desenvolve-se a partir de vivencias pedagógicas no interior da escola. A reflexão sobre o cotidiano, sobretudo, a partir das dúvidas reais do professor, constitui-se na condição para que se proceda uma formação mais articulada e coerente com a realidade. Concluímos nossas proposições inferindo que a falta de um trabalho mais sistemático de parceria entre escolas e Universidade tem levado à construção de propostas otimizadas e com pouca repercussão na comunidade educativa. Ser professor hoje é um desafio que envolve a questão humanitária e conhecimentos específicos necessários para ver e conviver com o mundo.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI).

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Silva dos Santos, F. K. (2018). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(2), 28–39. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240443