ANÁLISE DO COMPORTAMENTO MORFODINÂMICO DO CORDÃO LITORÃNEO ENTRE AS PRAIAS DE PONTA DO FUNIL E CARNE DE VACA, MUNICÍPIO DE GOIANA, PERNAMBUCO, NE DO BRASIL

Marcelo Madruga, Valdir Manso, José Madruga Filho, José Veras

Resumo


Esta pesquisa realizou uma análise das características morfodinâmicas do cordão litorâneo formado pelas praias de Ponta do Funil, Catuama, Pontas de Pedra e Carne de Vaca, localizadas no litoral norte do Estado de Pernambuco, no munícipio de Goiana.
A abordagem adotada se baseou na coleta bimestral de perfis topográficos das praias, que foram executados entre os meses de novembro de 2014 e setembro de 2015. Ao todo foram coletados dados em sete perfis ao longo de todo o cordão litorâneo estudado.
A comparação dos perfis topográficos levantados indicou que o balanço sedimentar foi positivo (deposição) em seis pontos do cordão litorâneo estudado. O perfil P5, levantado na praia de Ponta de Pedras, apresentou a maior variação com +281,5m³/m. O perfil P1, levantado na praia de Ponta do Funil, foi o único que apresentou variação negativa do volume (retrogradacional). Dessa forma, apesar da urbanização em alguns setores, os calcários da Formação Maria Farinha localizados na região de intermaré, servem como proteção à costa, impedindo a erosão nesses pontos.


Palavras-chave


Morfodinâmica praial, litoral de Pernambuco, perfil de praia, erosão costeira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v27n2p38-55

Apontamentos

  • Não há apontamentos.