Avaliação dos dados gravimétricos da Bacia de Pernambuco através de processamento do sinal gravimétrico
Mots-clés :
Bacia de Pernambuco, gráben de Piedade, gráben do Cupe, altimetria por satélite, processamento de sinal gravimétricoRésumé
O presente trabalho compreende região costeira do Estado de Pernambuco, porção da Bacia de Pernambuco, estendendo-se de Recife até Sirinhaém, tanto na porção onshore como offshore. Na porção offshore da bacia, foram recuperados os valores de anomalia ar livre e topografia/batimetria por altimetria de satélite, com objetivo de se averiguar a qualidade dos mesmos. Os dados onshore foram provenientes do levantamento ravimétrico executado pela CPRM na região compreendida entre o Recife e a Praia do Cupe. Na porção mais ao sul da área, uma campanha Geofísica foi realizada entre a praia do Cupe e Sirinhaém, pelos pesquisadores do Laboratório de Geofísica Aplicada – UFPE, sendo integrados os dados gravimétricos resultantes desse trabalho em um único banco de dados. Os dados onshore e offshore obtidos permitiram a construção do mapa de anomalia Bouguer da área, e o processamento do sinal gravimétrico permitiu separar as anomalias de maiores e menores comprimentos de onda. Com a integração dos dados de altimetria por satélite foi possível verificar a continuação dos grábens de Piedade e Cupe e o Alto representado pelo Granito do Cabo de Santo Agostinho, para o mar, além da identificação do Alto do Maracatu em offshore. De uma forma geral, os dados de satélite, aqui trabalhados, resultaram em dados satisfatórios para o desenvolvimento desta pesquisa.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
