Características operacionais da mineração de gipsita no Pólo Gesseiro do Araripe, Pernambuco – Brasil: análise de eficiência na lavra a céu aberto
Palavras-chave:
gipsita, lavra a céu aberto, eficiência operacional, perfuração, carregamento de minérioResumo
O presente artigo apresenta um estudo para determinação da eficiência das operações unitárias da mineração a céu aberto de gipsita no Pólo Gesseiro do Araripe, localizado em Pernambuco – Brasil. As operações unitárias analisadas foram as etapas de perfuração e carregamento de minério. O estudo visou a determinação da eficiência dessas operações através do estudo de tempos e movimentos, definindo-se o ciclo ótimo da operação e comparando esse com o ciclo médio obtido no levantamento. Dessa forma pode-se determinar a eficiência das operações e eventuais medidas corretivas a serem tomadas para otimizar o processo de mineração de gipsita. Através deste estudo pode-se concluir que a perfuratriz tipo rock drill apresenta melhor performance que a perfuratriz wagon drill que tem uma velocidade de perfuração de cerca de 34 m/h e custo unitário 50% menor, apesar de uma eficiência operacional mais baixa. Com relação ao carregamento a pá carregadeira Hyundai apresentou um tempo de ciclo menor (em torno de 5 min/caminhão) e uma produtividade maior que o equipamento CASE. A produtividade média foi de cerca de 4 ton/min, mas em contrapartida o equipamento CASE mostrou um menor custo unitário de produção, da ordem de 0,40 R$/ton.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
