Ensino remoto no contexto pandêmico: projeto de ensino “Para Além das Fronteiras: Videoconferências em RI"

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251360

Schlagworte:

Ensino Remoto Emergencial (ERE), projeto de ensino, videoconferência, pandemia, relações internacionais

Abstract

Este trabalho analisa os desafios enfrentados, durante a pandemia de Covid-19, pela educação no Brasil, especificamente a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pela universidade pública. A fim de garantir a qualidade, a universalidade de acesso e o vínculo entre os corpos técnico, docente e discente, diversas iniciativas foram tomadas pelo país. O projeto de ensino “Para além das fronteiras: videoconferências em RI” foi uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que, por meio de parceria com centros de ensino e pesquisa, estabeleceu metodologia própria baseada na adoção exclusiva de recursos digitais e acesso remoto. Além disso, o projeto promoveu inúmeras palestras remotas com pesquisadores de todo o país, fomentou debates de qualidade e assegurou o vínculo dos participantes, garantindo a universalidade de acesso ao material produzido. Desse modo, o objetivo deste texto é, em formato de relato crítico, discutir a experiência do projeto de ensino, cuja primeira edição teve lugar no contexto pandêmico de 2020, e avaliar a utilização do ensino remoto observando suas potencialidades e limitações. Por meio de revisão bibliográfica aplicada aos dados resultantes do projeto, considera-se que a utilização do ensino remoto foi, para o projeto de ensino, satisfatória no que tange ao conteúdo e alcance, mas que, ainda assim, deve ser amplamente discutida para fins de realização de propostas de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas ao formato que garantam a manutenção do vínculo de seus participantes.

Autor/innen-Biografien

William Daldegan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC SP), professor adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Líder do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional. Orcid: <https://orcid.org/ 0000-0001-5806-0557>

Julia Maria Soares Andrade Rudrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional''.

Luís Gustavo Queiroga de Araújo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional''. Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-4080-1382>

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2021-12-14

Zitationsvorschlag

Daldegan, W., Rudrigues, J. M. S. A., & Araújo, L. G. Q. de. (2021). Ensino remoto no contexto pandêmico: projeto de ensino “Para Além das Fronteiras: Videoconferências em RI". Estudos Universitários, 38(2), 335–360. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251360