Ensino remoto no contexto pandêmico: projeto de ensino “Para Além das Fronteiras: Videoconferências em RI"

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251360

Parole chiave:

Ensino Remoto Emergencial (ERE), projeto de ensino, videoconferência, pandemia, relações internacionais

Abstract

Este trabalho analisa os desafios enfrentados, durante a pandemia de Covid-19, pela educação no Brasil, especificamente a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pela universidade pública. A fim de garantir a qualidade, a universalidade de acesso e o vínculo entre os corpos técnico, docente e discente, diversas iniciativas foram tomadas pelo país. O projeto de ensino “Para além das fronteiras: videoconferências em RI” foi uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que, por meio de parceria com centros de ensino e pesquisa, estabeleceu metodologia própria baseada na adoção exclusiva de recursos digitais e acesso remoto. Além disso, o projeto promoveu inúmeras palestras remotas com pesquisadores de todo o país, fomentou debates de qualidade e assegurou o vínculo dos participantes, garantindo a universalidade de acesso ao material produzido. Desse modo, o objetivo deste texto é, em formato de relato crítico, discutir a experiência do projeto de ensino, cuja primeira edição teve lugar no contexto pandêmico de 2020, e avaliar a utilização do ensino remoto observando suas potencialidades e limitações. Por meio de revisão bibliográfica aplicada aos dados resultantes do projeto, considera-se que a utilização do ensino remoto foi, para o projeto de ensino, satisfatória no que tange ao conteúdo e alcance, mas que, ainda assim, deve ser amplamente discutida para fins de realização de propostas de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas ao formato que garantam a manutenção do vínculo de seus participantes.

Biografie autore

William Daldegan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC SP), professor adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Líder do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional. Orcid: <https://orcid.org/ 0000-0001-5806-0557>

Julia Maria Soares Andrade Rudrigues, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional''.

Luís Gustavo Queiroga de Araújo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional''. Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-4080-1382>

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Pubblicato

2021-12-14

Come citare

Daldegan, W., Rudrigues, J. M. S. A., & Araújo, L. G. Q. de. (2021). Ensino remoto no contexto pandêmico: projeto de ensino “Para Além das Fronteiras: Videoconferências em RI". Estudos Universitários, 38(2), 335–360. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251360