O acesso à universidade pública é um direito: a transformação social através do pré-acadêmico Vestibular Solidário do Centro de Educação da UFPE

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251368

Schlagworte:

pré-vestibular, transformação social, desafios, autonomia

Abstract

Este ensaio, escrito no contexto pandêmico da Covid-19, homenageia o pré-acadêmico Vestibular Solidário, projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ao Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste texto, abordamos as vivências de uma ex-aluna e de uma coordenadora da setorial de extensão em 2017. O pré-acadêmico tem como objetivo auxiliar estudantes de escolas públicas e bolsistas da rede privada na preparação para o ingresso a universidades públicas e a outras instituições, possibilitando, também, a integração do professor-aluno baseada em uma relação não-vertical e preparando os/as alunos/as também para sua formação como seres críticos e com autonomia frente à sociedade. Desse modo, o acesso à universidade é um direito, e, através da transformação social, como um projeto de extensão, o Vestibular Solidário rompe os muros da universidade através de práticas educacionais que conversam com a visão freireana da Pedagogia do Oprimido e com a Educação Libertadora.

Autor/innen-Biografien

Auxiliadora Maria Martins da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora Doutora pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco; Doutora em Educação pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco; Mestra em Ensino das Ciências pela UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Luara Poliana de Vasconcelos Sousa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduanda em Pedagogia na UFPE- Universidade Federal de Pernambuco.

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Veröffentlicht

2021-12-14

Zitationsvorschlag

Silva, A. M. M. da, & Sousa, L. P. de V. (2021). O acesso à universidade pública é um direito: a transformação social através do pré-acadêmico Vestibular Solidário do Centro de Educação da UFPE. Estudos Universitários, 38(2), 29–48. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251368