Os desafios de gênero e raça no ensino superior público

uma análise no Nordeste brasileiro

Autores

  • Saulo Cabral dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Nayara Kelly de Melo Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.255966

Palavras-chave:

políticas públicas, ensino superior, ações afirmativas, racismo, gênero

Resumo

O artigo se propõe a analisar os resultados provenientes das recentes mudanças no ensino superior público do Brasil, com o crescimento e a interiorização dos campi e universidades, juntamente com a inserção de ações afirmativas de ingresso. Os dados utilizados para a análise realizada neste trabalho foram coletados a partir de um estudo executado na Universidade Federal de Pernambuco, sendo provenientes de um estudo de corte transversal de amplo espectro, do qual extraiu-se, para atingir os objetivos desse trabalho, as informações sobre raça e gênero. O estudo dessas categorias específicas justifica-se pelas desigualdades experienciadas pelas mulheres e pelos negros. Os resultados obtidos demonstram que houve um incremento na participação de mulheres negras na graduação, enquanto os programas de pós-graduação ainda apresentam discentes majoritariamente brancos. O racismo manifestado na sociedade e na Academia se reflete nas estatísticas e é confirmado pelos relatos das discentes autodeclaradas negras, a partir de situações de racismo interpessoal no ambiente universitário.

Biografia do Autor

Saulo Cabral dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do eixo de Humanística do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre e Doutor em Clinica Odontológica área de Periodontia pela UNICAMP/SP

Nayara Kelly de Melo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em sociologia (PPGS/UFPE), com ênfase de pesquisa em desigualdades educacionais e relações étnico-raciais.

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Publicado

24.10.2023

Como Citar

Santos, S. C. dos, & Melo Silva, N. K. de. (2023). Os desafios de gênero e raça no ensino superior público: uma análise no Nordeste brasileiro. Estudos Universitários, 40(1), 20–50. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.255966