Os desafios de gênero e raça no ensino superior público
uma análise no Nordeste brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.255966Mots-clés :
políticas públicas, ensino superior, ações afirmativas, racismo, gêneroRésumé
O artigo se propõe a analisar os resultados provenientes das recentes mudanças no ensino superior público do Brasil, com o crescimento e a interiorização dos campi e universidades, juntamente com a inserção de ações afirmativas de ingresso. Os dados utilizados para a análise realizada neste trabalho foram coletados a partir de um estudo executado na Universidade Federal de Pernambuco, sendo provenientes de um estudo de corte transversal de amplo espectro, do qual extraiu-se, para atingir os objetivos desse trabalho, as informações sobre raça e gênero. O estudo dessas categorias específicas justifica-se pelas desigualdades experienciadas pelas mulheres e pelos negros. Os resultados obtidos demonstram que houve um incremento na participação de mulheres negras na graduação, enquanto os programas de pós-graduação ainda apresentam discentes majoritariamente brancos. O racismo manifestado na sociedade e na Academia se reflete nas estatísticas e é confirmado pelos relatos das discentes autodeclaradas negras, a partir de situações de racismo interpessoal no ambiente universitário.
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