Livros didáticos de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258234Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais, livro didático de história, Teoria da AfrocentricidadeResumo
Este artigo tem o objetivo de avaliar como livros didáticos de História, selecionados pelo Ministério da Educação do Brasil e escolhidos pelos professores de História da Rede Pública do Estado de Pernambuco para serem utilizados no Ensino Fundamental II durante o triênio 2020, 2021 e 2022, estão trabalhando a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer). Para lidar com os conteúdos da Erer, demos ênfase à Educação Afrocentrada com abordagem teórica da Afrocentricidade, conforme definida por Molefi Kete Asante (2014). A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica. A base de dados foi formada pelos livros: História, Escola e Democracia, de Flávio dos Campos, Regina Claro e Miriam Dulhnikoff (2019), da Editora Moderna; História, de Ana Lúcia Lana Nemi, Anderson Roberti dos Reis e Débora Yumi Motooka (2019), da Editora SM; História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos (2019), da Editora FTD; e Estudar História das origens do homem à era digital, de Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto (2019), da Editora Moderna. Como resultado, identificamos que, nos livros didáticos de História para o triênio 2020, 2021 e 2022, há o predomínio da perspectiva eurocentrista, paradigma que inviabiliza a Educação das Relações Étnico-Raciais. Esperamos que este artigo fomente novos textos e contribua no trabalho dos professores de História, no sentido destes terem mais autonomia ao trabalharem a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais.
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