Livros didáticos de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258234

Palabras clave:

Educação das Relações Étnico-Raciais, livro didático de história, Teoria da Afrocentricidade

Resumen

Este artigo tem o objetivo de avaliar como livros didáticos de História, selecionados pelo Ministério da Educação do Brasil e escolhidos pelos professores de História da Rede Pública do Estado de Pernambuco para serem utilizados no Ensino Fundamental II durante o triênio 2020, 2021 e 2022, estão trabalhando a Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer). Para lidar com os conteúdos da Erer, demos ênfase à Educação Afrocentrada com abordagem teórica da Afrocentricidade, conforme definida por Molefi Kete Asante (2014). A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica. A base de dados foi formada pelos livros: História, Escola e Democracia, de Flávio dos Campos, Regina Claro e Miriam Dulhnikoff (2019), da Editora Moderna; História, de Ana Lúcia Lana Nemi, Anderson Roberti dos Reis e Débora Yumi Motooka (2019), da Editora SM; História, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos (2019), da Editora FTD; e Estudar História das origens do homem à era digital, de Patrícia Ramos Braick e Anna Barreto (2019), da Editora Moderna. Como resultado, identificamos que, nos livros didáticos de História para o triênio 2020, 2021 e 2022, há o predomínio da perspectiva eurocentrista, paradigma que inviabiliza a Educação das Relações Étnico-Raciais. Esperamos que este artigo fomente novos textos e contribua no trabalho dos professores de História, no sentido destes terem mais autonomia ao trabalharem a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação.

Cledson Severino de Lima, Universidade Maurício de Nassau

Mestre em Educação.

Rafaela Alcântara Barros de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Língua Portuguesa.

Citas

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Publicado

2023-10-24

Cómo citar

Reis, M. da C. dos, Lima, C. S. de, & Oliveira, R. A. B. de. (2023). Livros didáticos de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais. Estudos Universitários, 40(1), 109–126. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.258234