Soberania alimentar e escola

oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais em uma escola pública de ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2024.262014

Palavras-chave:

soberania alimentar, educação alimentar, práticas pedagógicas

Resumo

Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma ação de extensão universitária desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola pública, a EMEF José Paim de Oliveira, localizada em uma área rural do município de Santa Maria (RS). O objetivo principal da ação foi o de problematizar, de forma conceitual e lúdica, as relações que os estudantes estabelecem com os alimentos, para, assim, mapear a origem dos alimentos que eles consomem, também os ensinando a identificar as plantas e reconhecer as importâncias de se produzir e de se consumir produtos in natura, com destaque para as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e para as plantas medicinais. Apresenta-se aqui, portanto, uma síntese das atividades desenvolvidas, bem como das discussões e dos resultados obtidos, com destaque para a produção de duas cartilhas: uma sobre PANCs e outra sobre plantas medicinais. As atividades desenvolvidas no projeto permitem a reflexão sobre a relação entre alimentação e educação, ou melhor, sobre a necessidade de uma educação alimentar, pois, em última instância, os resultados observados na ação de extensão sublinham a necessidade de desautomatizar a relação que se estabelece com os alimentos, propondo-se reflexões sobre os hábitos alimentares e sobre as origens do que se consome: em suma, a soberania alimentar.

Biografia do Autor

Cleder Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Geografia.

Maria Medianeira dos Santos, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Doutora em Geografia.

João Victor Bergamo de Siqueira, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Geografia.

Maurício Vielmo Severo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Geografia.

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Publicado

06.12.2024

Como Citar

Fontana, C., Santos, M. M. dos, Siqueira, J. V. B. de, & Severo, M. V. (2024). Soberania alimentar e escola: oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais em uma escola pública de ensino fundamental . Estudos Universitários, 41(1), 1–30. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2024.262014