Soberania alimentar e escola
oficinas sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais em uma escola pública de ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2024.262014Palavras-chave:
soberania alimentar, educação alimentar, práticas pedagógicasResumo
Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma ação de extensão universitária desenvolvida com estudantes do Ensino Fundamental em uma escola pública, a EMEF José Paim de Oliveira, localizada em uma área rural do município de Santa Maria (RS). O objetivo principal da ação foi o de problematizar, de forma conceitual e lúdica, as relações que os estudantes estabelecem com os alimentos, para, assim, mapear a origem dos alimentos que eles consomem, também os ensinando a identificar as plantas e reconhecer as importâncias de se produzir e de se consumir produtos in natura, com destaque para as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e para as plantas medicinais. Apresenta-se aqui, portanto, uma síntese das atividades desenvolvidas, bem como das discussões e dos resultados obtidos, com destaque para a produção de duas cartilhas: uma sobre PANCs e outra sobre plantas medicinais. As atividades desenvolvidas no projeto permitem a reflexão sobre a relação entre alimentação e educação, ou melhor, sobre a necessidade de uma educação alimentar, pois, em última instância, os resultados observados na ação de extensão sublinham a necessidade de desautomatizar a relação que se estabelece com os alimentos, propondo-se reflexões sobre os hábitos alimentares e sobre as origens do que se consome: em suma, a soberania alimentar.
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