“Cajá está sendo torturado e você vai à aula?”: o imaginário social da prisão do estudante da UFPE em 1978

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251361

Schlagworte:

Edival Nunes da Silva, ditadura, universidade, burocracia técnico-científica

Abstract

Analisamos o imaginário social construído pelos órgãos de repressão de 1964 sobre a prisão do estudante Edival Nunes da Silva (UFPE), de apelido Cajá, a partir de seus documentos de informação, tais como os coletados pelo Ministério da Justiça e pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) à época. Além desses documentos, matérias do jornal Diario de Pernambuco sobre o caso e uma entrevista com Cajá também serviram como material base. Analisamos a racionalidade desse tipo de documento e dos publicados pelo Diario e, para isso, recorreu-se à noção de pressuposição da Análise do Discurso Crítica. A instituição “segurança” se propõe à formação técnico-científica e burocrática, sendo dominada por pressuposições – inimigo e medo ao comunismo. Para a Polícia Federal, Cajá mereceu ser preso por ser subversivo, comunista e por tentar refundar o Partido Comunista Revolucionário (PCR). Sua prisão foi considerada legal sob a ótica do Estado, enquanto que, para várias instituições sociais, ele foi sequestrado e torturado.

Autor/innen-Biografien

Evson Malaquias de Moraes Santos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Católica de Pernambuco(1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco(1996), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco(2002) e pós-doutorado pela Universidade do Minho, Braga, Portugal(2017). Atualmente é Adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco e Efetivo da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas:Imagiário cultura patrimonialismo patriarcal.

Vinícius Borges de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFPE/CAPES) vinculado ao Subprojeto de História (2017-2018) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), desenvolvendo a pesquisa intitulada: ?Entre o Nordeste e a Amazônia: políticas governamentais, migrações e deslocamentos de trabalhadores rurais (1990-2010)?, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Regina Beatriz Guimarães Neto (2018-2019). Atualmente é professor voluntário de História do Pré-vestibular Portal/UFPE (2020-2021) e pesquisa sobre a UFPE durante a Ditadura Militar Brasileira. Possui interesse em História do Trabalho e dos Trabalhadores, História das Universidades e Movimentos Sociais.

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Veröffentlicht

2021-12-14

Zitationsvorschlag

Santos, E. M. de M., & Medeiros, V. B. de. (2021). “Cajá está sendo torturado e você vai à aula?”: o imaginário social da prisão do estudante da UFPE em 1978. Estudos Universitários, 38(2), 199–234. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251361