A hora e a vez da Estudos Universitários

Authors

  • Dimas Brasileiro Veras
  • Rebeca Santos de Amorim Guedes

Keywords:

UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Cultura popular, Dimas Brasileiro Veras, Rebeca Santos de Amorim Guedes, Serviço de Extensão Cultural, Educação e cultura popular

Abstract

O presente artigo visa compreender os processos que resultaram na interdição da revista Estudos Universitários e do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC/UR) entre os anos 1962-64. A partir dos conceitos da história cultural analisaram-se, pois, as fontes sobre o tema, entendendo o caso do SEC/UR como primeira experiência sistemática de extensão no Brasil. O resultado desta abordagem é uma descrição densa na qual são mapeadas as práticas, as representações e as apropriações agenciadas coletivamente pelos universitários e pelos movimentos de educação e cultura popular que colaboraram com o Serviço de Extensão e sua revista de cultura.

Author Biographies

Dimas Brasileiro Veras

Professor do Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (PPGH-UFPE).

Rebeca Santos de Amorim Guedes

Formada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

How to Cite

Veras, D. B., & Guedes, R. S. de A. (2012). A hora e a vez da Estudos Universitários. Estudos Universitários, 29(10), 19–32. Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256267

Issue

Section

Estudos