Crianças surdas, laço social e linguagem: uma abordagem antropológica sobre apropriação de linguagem de crianças surdas na Ilha do Marajó (PA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.253536

Palabras clave:

etnografia, crianças, surdez, cultura, linguagem

Resumen

Este artigo apresenta um estudo etnográfico sobre experiências sociais com vistas à apropriação de linguagem de crianças surdas, realizado nas comunidades do Céu e Caju-Una, situadas no município de Soure, na Ilha do Marajó (PA), através do qual é discutido o modo como as crianças se introduzem no campo da linguagem a partir de suas relações familiares e das vivências em comunidade. Neste estudo, a linguagem é destacada como um fenômeno ligado às relações primordiais que, gradativamente, vai se ampliando na medida em que se incorpora à realidade subjetiva dessas crianças. Tal estudo confirma a importância do laço social para as construções simbólicas que enriquecem o campo da linguagem e preparam o terreno à emergência da língua. A fim de entender a circulação linguística em situações observadas em campo, o autor descreve, aqui, o modo como as relações de dominação linguística são forjadas no âmbito da cultura, como as crianças surdas constroem seus laços sociais e como se posicionam em relação às brincadeiras compartilhadas nos espaços da casa e na vida comunitária. É a riqueza simbólica que nos permite descortinar a linguagem na experiência humana e exercitar um novo olhar sobre as experiências que animam a vida cotidiana das crianças marajoaras, num cenário em que o autor se inclui como antropólogo e participa como escritor desse rico universo.

Biografía del autor/a

Alexandre Maurício Fonseca de Azevedo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutorado no INS-HEA (França), com Diploma Universitário na Université Paris Diderot-Paris 7 – Approche Psychanalytique du handicap (2017-2018); Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2014); Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2006); Psicólogo graduado pela Universidade da Amazônia (2002); Professor Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação (UFPA/ILC/FALEM). E-mail do autor: allexazevedo@ufpa.br

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Publicado

2022-05-24

Cómo citar

Azevedo, A. M. F. de. (2022). Crianças surdas, laço social e linguagem: uma abordagem antropológica sobre apropriação de linguagem de crianças surdas na Ilha do Marajó (PA). Estudos Universitários, 39(1), 267–302. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.253536