Uso ativista de smartphones em territórios afetados por operações de mineração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.256005

Palabras clave:

desastres socioambientais, mineração, cidadania, smartphones, vídeo como prova

Resumen

Este artigo, sendo um relato do projeto de extensão Territórios atingidos e produção de vídeo como prova, da Universidade Federal de Ouro Preto, propõe, inicialmente, um olhar sobre o uso ativista de smartphones para a produção de vídeos a serem utilizados como prova de violação de direitos humanos, assim como para a produção de narrativas autônomas, fora do agendamento midiático. Em seguida, contextualiza a situação dos territórios de Mariana e de Ouro Preto, cidades localizadas em Minas Gerais, onde os moradores vivem as consequências dos desastres socioambientais causados pela mineração. Assim, a partir da articulação entre pesquisa e extensão universitária, este relato aponta os ganhos e os desafios experimentados nas duas edições do projeto, entre 2020 e 2022, direcionando a atenção, também, para a próxima etapa do trabalho: a criação de um protocolo para estabelecer a produção de vídeos como prova legal em territórios atingidos pela mineração.

Biografía del autor/a

Adriana Bravin, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação.

Evandro José Medeiros Laia, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Comunicação e Cultura.

Citas

AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS LTDA. Relatório final: estudo de avaliação de risco à saúde humana em localidades atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão – MG. São Paulo: Ambios, 2019.

ARTIGO 19; WITNESS. Vídeo como prova jurídica para defesa dos direitos humanos no Brasil. [S.l]: Witness, 2019. Disponível em: https://portugues.witness.org/portfolio_page/video-como-prova-juridica-para-a-defesa-dos-direitos-humanos-no-brasil. Acesso em: 17 maio 2023.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COUTINHO, Carlos Nelson. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

COUTINHO, Carlos Nelson. Cidadania e modernidade. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 22, p. 41-59, 1999.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1988.

MEDEIROS, Evandro. O jornalismo em equívoco: sobre o telefone celular e a invenção diferenciante. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2022. Disponível em: https://www2.ufjf.br/editora/wp-content/uploads/sites/113/2022/08/O-JORNALISMO-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Diretrizes para aprendizagem móvel. São Paulo: Unesco, 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.

SLEUTJES, Maria Helena Silva. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, p. 99-101, 1999.

SOUZA, Daniela. O terrorismo das barragens. Revista Manuelzão: saúde, ambiente e cidadania na Bacia do Rio das Velhas, Belo Horizonte, ano 22, n. 84, p. 22, mar. 2019. Disponível em: https://manuelzao.ufmg.br/biblioteca/revista-manuelzao-84/. Acesso em: 17 maio 2023.

WITNESS. Witness, 2023a. Nossa história. Disponível em: https://portugues.witness.org/quem-somos/nuestra-historia/. Acesso em: 22

maio 2023.

WITNESS. Witness, 2023b. Página inicial. Disponível em: https://portugues.witness.org. Acesso em: 22 maio 2023.

WITNESS. Witness, 2023c. Quem somos. Disponível em: https://portugues.witness.org/quem-somos/. Acesso em: 22 maio 2023.

WOTTRICH, Laura Hastenpflug. Cidadania comunicativa: apontamentos escassos de um campo de batalhas. In: IX CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ, 9., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013.

Publicado

2023-10-24

Cómo citar

Bravin, A., & Laia, E. J. M. (2023). Uso ativista de smartphones em territórios afetados por operações de mineração. Estudos Universitários, 40(1), 142–169. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2023.256005