ENTRELAÇAMENTOS ENTRE CAMPO DE POSSIBILIDADES E TRAJETÓRIAS DE VIDA: a questão da escolarização dos jovens no interior de Pernambuco
Palavras-chave:
UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Mauricio Antunes Tavares,Resumo
Este artigo trata do entrelaçamento entre trajetórias de vida e campos de possibilidades. Ele traz parte da pesquisa que realizei em um pequeno município do Sertão de Pernambuco, onde mirei as práticas sociais e trocas simbólicas que entrelaçam a vida dos jovens que moram no campo e na cidade, para compreender as interdependências que há entre as trajetórias individuais e os campos de possibilidades, noção tomada de Norbert Elias. Busquei, com isto, revelar as implicações de viver no “rural” ou no “urbano”, no modo de vida e na visão de mundo dos jovens. Neste artigo faço um recorte para examinar as trajetórias escolares dos jovens, procurando situar estas trajetórias individuais face às mudanças sociais que vêm ocorrendo no mundo rural e urbano contemporâneo.