(Ensaio) A cidade como duplo
Mots-clés :
UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Duplo, Violência urbanaRésumé
Como sabem os que têm maior intimidade com as narrativas literárias, os textos que abordam o tema do duplo trazem à tona a dualidade que caracteriza a natureza humana, mais precisamente "A parte obscura de nós mesmos", como aponta o título da obra de Elisabeth Roudinesco; aquele lado do rosto que não nos deixa “sair bem na foto”, como dizemos em linguagem coloquial.
A questão do duplo se torna relevante neste texto porque aponta para a negação daquilo que, embora nos constitua, é visto e tido como alheio a nós mesmos. Indica, assim, uma negação da violência que em nós habita, e que se manifesta não apenas nas relações pessoais, como ocorre nas narrativas literárias, mas também na construção e na apropriação da cidade. É precisamente esse ponto que gostaria de destacar neste breve ensaio.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Universitários 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os textos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos textos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.





