A concepção de transformação social e de emancipação na extensão universitária: em busca de novos rumos

Autores/as

  • Sonia Regina Mendes dos Santos

Palabras clave:

UFPE, Estudos Universitários, Revista de cultura, Sonia Regina Mendes dos Santos, Extensão, Institucionalização, Transformação social, Emancipação

Resumen

Esse artigo discute aspectos do Plano Nacional de Extensão para a institucionalização da extensão, a partir da análise do conceito de transformação social, entendo-o como constitutivo do ideário político das atividades da extensão, porém insuficiente para mobilizar e organizar as atividades da extensão. Nesse sentido, apóia-se em diferentes entendimentos sobre o conceito de emancipação, compreendo-os como desafiadores e pertencentes a diferentes formas de luta presentes em diversas manifestações de sujeitos sociais, nos vários lugares, formatos e sentidos, apropriados pelas várias culturas em defesa de um mundo mais justo e fraterno. Por meio do conceito de emancipação vislumbra-se uma nova diretriz para a extensão capaz de reconhecer e deflagrar junto a estudantes, docentes e participantes das atividades extensionistas a superação de determinadas condições sociais excludentes.

Biografía del autor/a

Sonia Regina Mendes dos Santos

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia do Programa de
Pós-graduação – Curso de Mestrado em Educação, Cultura
e Comunicação das Periferias Urbanas da Faculdade de
Educação da Baixada Fluminense/UERJ. Endereço eletrônico:
profsmendes@uol.com.br

Cómo citar

Santos, S. R. M. dos. (2004). A concepção de transformação social e de emancipação na extensão universitária: em busca de novos rumos. Estudos Universitários, 24(5/6), 55–64. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256129

Número

Sección

Estudos