Eu, eu, eu

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.253247

Mots-clés :

poesia, colonização, povos originários

Résumé

Poema inspirado no texto Tempo de ouvir o “Outro” enquanto o “Outro” ainda existe, antes que haja só o Outro... ou pré-manifesto neo-animista de Ruy Duarte de Carvalho. O poema denuncia o olhar do dominador europeu sobre os povos e seres que foram violentamente colonizados e dizimados.

Biographie de l'auteur-e

Fabiana dos Santos Louro, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Arte-educadora formada em licenciatura em Educação Artística com ênfase em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e atriz pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul no curso Técnico de Arte Dramática. Realizou diversas oficinas, workshops e núcleos de pesquisa com dramaturgos, diretores, preparadores corporais e companhias tanto de teatro como de dança, nacionais e internacionais. Trabalhou em ONGs e projetos sociais que atendiam do público infantil ao adulto, em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. Em dança iniciou sua pesquisa em 2008 em butoh na Fundação das Artes e em 2010 em dança contemporânea na Escola Livre de Dança de Santo André, onde se formou em 2013 em intérprete-criadora e arte-educadora em dança, no mesmo ano em que se formou iniciou seus estudos em Flamenco, participando de aulas, oficinas e workshops nacionais e internacionais com diversos profissionais da dança flamenca. Realizou trabalhos de Jam de dança, videodança, exposições e espetáculo de dança com o Coletivo Apoena na região de Sapopemba (SP), ministrando workshops e pesquisa de dança e espaço, com projetos contemplados pelos programas VAI e ProAC. Foi artista-educadora de composição e criação, dança criativa e técnica em dança contemporânea no Centro de Dança de Santo André. Foi artista educadora no Programa de Iniciação Artística do município de São Paulo até 2016. Leciona artes cênicas na rede pública de ensino de São Caetano do Sul. De 2016 a 2019 foi integrante da Cia. Peña Flamenca de Música e Dança. Atualmente é diretora do Grupo Fuga de teatro e possui pesquisa autoral em escrita e videodança. 

Références

CARVALHO, Ruy Duarte de. Tempo de ouvir o “Outro” enquanto o “Outro” ainda existe, antes que haja só o Outro... ou pré-manifesto neo-animista. In: APPADURAI, Arjun et al. Podemos viver sem o outro? As possibilidades e os limites da interculturalidade. Lisboa, Portugal: Edições tinta‑da‑china/Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

Publié-e

2022-11-25

Comment citer

Louro, F. dos S. (2022). Eu, eu, eu. Estudos Universitários, 39(2), 309–312. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.253247