Europa, França e Recife: um modernismo de mais de cem anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.256355

Palavras-chave:

arquitetura moderna, modernismo pernambucano, sociabilidade modernista

Resumo

Por ocasião das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, propomos aqui uma narrativa do Modernismo em Pernambuco que destaca o pioneirismo dos atores com visibilidade internacional mesmo anteriormente à semana paulistana. Adotamos a seguinte periodização: a) o pioneirismo anterior à Semana de 1922 até a década de 1930 e a brilhante atuação do DAC/DAU; b) os anos 1940 e o novo centro no bairro de Santo Antônio; c) os anos 1950-1960 da afirmação disciplinar, com a dupla Amorim-Borsoi; e d) os finais dos anos 1960 aos anos 1970: o brutalismo local e as perspectivas regionais como estratégias defensivas ou expressão de uma nova sensibilidade. Do ponto de vista metodológico, enfatizamos as contribuições individuais, situando-as num quadro mais amplo tanto do ambiente local quanto das relações nacionais e internacionais. Do ponto de vista conceitual, afastamo-nos de perspectivas comparativas eurocêntricas, recorrentes na tradição sociológica brasileira (MARTINS, 2022), que definem a modernidade brasileira pela distinção da europeia,  bem como daquelas que caracterizam a modernidade por atributos visuais exclusivistas (GREENBERG, 1961), em prol de uma noção de modernidades diversas.

Biografia do Autor

Guilah Naslavsky, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Arquitetura e Urbanismo.


Sônia Maria de Barros Marques, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Sociologia.

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Publicado

25.11.2022

Como Citar

Naslavsky, G., & Marques, S. M. de B. (2022). Europa, França e Recife: um modernismo de mais de cem anos. Estudos Universitários, 39(2), 117–178. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.256355