Pandemia, políticas públicas e aprendizagem social: Perspectivas e abordagens menos convencionais

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249135

Parole chiave:

pandemia, políticas públicas, comportamentos, instituições, saúde única

Abstract

O desafio civilizatório representado pela pandemia do coronavírus demanda, no Brasil e em outros ambientes marcados por tensionamentos e polarizações, novas análises e interpretações, com vistas a revigorar o diálogo propositivo e favorecer a construção de aprendizagens. Ao resgatar bases conceituais menos difundidas entre nós e aplicá-las a um contexto de enfrentamento direto da Covid-19, o presente ensaio propõe reflexões críticas e procura identificar oportunidades de aprendizagem social, mudanças de comportamento e desenvolvimento institucional.

Biografie autore

Luiz Flavio Arreguy Maia Filho, UFRPE

Doutor em Economia

Jurandir Alves de Almeida Júnior, Prefeitura do Recife

médico veterinário, Mestrando em Saúde Única pela UFRPE

Riferimenti bibliografici

ALBERT BANDURA. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Bandura. Acesso em: 14 set. 2020.

ARCENEAUX, Kevin. Cognitive biases and the strength of political arguments. American Journal of Political Science, American Midwest, v. 56, n. 2, p. 271-285, 2012.

ÁVILA, Flávia; BIANCHI, Ana Maria (ed.). Guia de economia comportamental e experimental. 2015. Disponível em: http://www.economiacomportamental.org/guia/. Acesso em: 14 set.2020.

BANDURA, Albert. Health promotion by social cognitive means. Health education & behavior, Thousand Oaks, CA, v. 31, n. 2, p. 143-164, 2004.

HAGGBLOOM, S. J. et al. The 100 most eminent psychologists of the 20th century. Review of General Psychology, Washington, v. 6 , n. 2 , p. 139–152, 2002.

MACEDO COUTO, Rodrigo de; BRANDESPIM, Daniel F. A review of the One Health concept and its application as a tool for policy-makers. International Journal of One Health, Gujurat, v. 6, n. 1, p. 83-89, 2020.

MANDETTA, Luís. Entrevista coletiva no Palácio do Planalto, 3 abr. de 2020.

MCALISTER, Alfred L.; PERRY, Cheryl L.; PARCEL, Guy S. How individuals, environments, and health behaviors interact. In: GLANZ, Karen; RIMER, Barbara K.; VISWANATH, Kasisomayajula (ed.). Health behavior and health education: theory, research, and practice. 4th. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2008.

MOON, M. Jae. Fighting Against COVID-19 with Agility, Transparency, and Participation: Wicked Policy Problems and New Governance Challenges. Public Administration Review, New York, v. 80, n. 4, p. 651-656, 2020.

OMS (Organização Mundial da Saúde) = WHO (World Health Organization). Managing epidemics: key facts about major deadly diseases. Geneva: World Health Organization, 2018.

RUFAI, Sohaib R.; BUNCE, Catey. World leaders’ usage of Twitter in response to the COVID-19 pandemic: a content analysis. Journal of Public Health, v. 42, n. 3, p. 510-516, Sept., 2020.

SAMSON, Alain. Introdução à economia comportamental e experimental. In: ÁVILA, Flávia; BIANCHI, Ana Maria. Guia de economia comportamental e experimental. São Paulo: EconomiaComportamental.org, 2015. p. 25-59. Disponível em: http://www.economiacomportamental.org/guia/. Acesso em: 14 set. 2020.

SILVA, Adolfo H.; COUTO, Deivison; ABREU, Carolina L. Evolução do controle interno no setor público: um estudo dos novos normativos emitidos entre 2003-2016. Revista de contabilidade do mestrado em ciências contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 20-38, 2018.

SILVA, José Graziano da. Por que o Brasil voltou ao Mapa da Fome. Valor econômico, 25 set. 2020. Disponível em: https://valor.globo.com/opiniao/coluna/por-que-o-brasil-voltou-ao-mapa-da-fome.ghtml. Acesso em: 25 set. 2020.

UNEP (United Nations Environmental Programme). Preventing the Next Pandemic: Zoonotic diseases and how to break the chain of transmission. Nairobi: United Nations Environment Programme, 2020.

WANG, C. Jason; NG, Chun Y.; BROOK, Robert H. Response to COVID-19 in Taiwan: big data analytics, technology, and proactive testing. Jama, Chicago, v. 323, n. 14, p. 1341-1342, 2020.

THE WORLD BANK. World development report 2015: Mind, society, and behavior. Washington, DC: The World Bank, 2015.

Pubblicato

2020-12-23

Come citare

Maia Filho, L. F. A., & Almeida Júnior, J. A. de. (2020). Pandemia, políticas públicas e aprendizagem social: Perspectivas e abordagens menos convencionais. Estudos Universitários, 37(1/2), 42–57. https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.249135