Argumentos científicos sobre as vacinas contra a Covid-19 no interior de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-7354.2022.253516Parole chiave:
argumentação, letramento científico, Covid-19, vacinasAbstract
Esta pesquisa buscou analisar o posicionamento de pessoas do interior de Pernambuco, tanto do mundo acadêmico quanto de fora, sobre as vacinas e sua eficiência no combate à Covid-19, com foco na argumentação e no letramento científico. A pesquisa foi fruto da disciplina “Argumentação e Letramento Científico”, do curso de Comunicação Social vinculado ao Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), situado na cidade de Caruaru. A coleta dos dados ocorreu através do Formulários Google e o questionário foi composto por perguntas abertas e de múltipla escolha. Foram contemplados 53 respondentes no total, oriundos de várias cidades do interior de Pernambuco, com idades de 16 a 76 anos. As respostas mostraram que 52 respondentes se posicionaram a favor das vacinas e 1 afirmou que era mais ou menos a favor. Além disso, 41 respondentes acreditavam na eficiência das vacinas, enquanto 11 assinalaram “mais ou menos”. Os argumentos teorizaram acerca dos tipos causa e efeito, pragmático, meios e fins, de autoridade, simbólico e de exemplo, conforme preconizam Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), e, com a análise dos dados, percebeu-se que os indicadores da alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho (2011) estavam presentes nos argumentos dos universitários e dos não universitários, apresentando graus de letramento científico diversos. Os investigados afirmaram que os jornais de televisão, as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube) e as buscas na internet foram as principais fontes de informações que subsidiaram as argumentações apresentadas.
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