O ENSINO DA GEOMETRIA NAS FACULDADES FEDERAIS DE ARQUITETURA E URBANISMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Pedro Valcarce, Maria Angela Dias

Resumo


Fundamental para a representação gráfica na arquitetura, a Geometria é a
ciência que trabalha com o estudo das formas e suas relações no espaço.
Seu conhecimento permite a compreensão do mundo que nos cerca
através de elementos básicos e deste modo fornecer ao estudante de
Arquitetura uma série de conceitos e ferramentas capazes de auxiliá-lo no
desenvolvimento acadêmico e, futuramente, profissional. Em geral os
alunos que ingressam no ensino superior, não são capacitados, nas etapas
anteriores de sua formação, em conhecimentos elementares de geometria.
Ao chegar à graduação lhe é apresentada uma série de conhecimentos
altamente abstratos e dissociados de uma aplicação prática. Este trabalho
tem como objetivo levantar a situação atual do ensino da Geometria, nos
níveis da Educação Básica e Ensino Superior em Arquitetura e Urbanismo
e foi desenvolvido no contexto do grupo de pesquisa “A Educação do
Olhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares”,
inserindo-se na linha de pesquisa Teoria e Ensino de Arquitetura do
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do
Rio de Janeiro.


Palavras-chave


ensino de arquitetura; geometria e arquitetura; fundamentos de arquitetura e urbanismo; educação do olhar.

Texto completo:

PDF

Referências


BARKI, José. O Risco e a Invenção: Um Estudo Sobre as Notações Gráficas de Concepção no Projeto. Tese de Doutorado em Urbanismo. UFRJ, 2003.

BATLLE, A. O. O papel do Desenho na formação e no exercício

profissional do arquiteto – conceitos e experiências. Dissertação de

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. USP, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação

Fundamental. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino

Fundamental. 1997.

_____. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

_____. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em

Arquitetura e Urbanismo. Resolução CNE/CES nº 2, de 17/06/10.

LIMA, E. L. Matemática e Ensino. 3ª Ed. Rio de Janeiro: SBM, 2007.

GARDNER, H. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

RABELLO, P.S.B. Ensino de geometria descritiva no brasil. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 37, p. 49-51, 2005.

PANISSON, E. Gaspard Monge e a Sistematização da Representação na Arquitetura. Tese de Doutorado em Arquitetura. UFRGS, 2007.

POTTMANN, H.; ASPERL, A.; HOFER, M.; KILIAN, A. Architectural Geometry. Exton: Bentley Institute Press, 2007.

SOUZA, E.E. As formas arquitetônicas e suas geometrias. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.