SKETCHUP COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA

Michel de Souza, Roberto do Nascimento, Maria Antônia Benutti

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova ferramenta de ensino na aprendizagem de geometria. O desenvolvimento da visão espacial é o grande objetivo das disciplinas de Geometria Descritiva, porém é a grande dificuldade dos alunos no ensino tradicional, assim é entendido que necessita haver uma mudança no modo de ensinar. Com o avanço tecnológico, muitos softwares de modelagem tridimensional estão sendo desenvolvidos e inseridos no ensino gráfico, o que pode ser um grande recurso no desenvolvimento do ato mental de visualizar. Muitos softwares CAD já são utilizados no ensino, e surgem constantemente softwares educacionais e softwares freeware que são mais acessíveis aos estudantes. Dentre esses programas, o SketchUp, se torna uma poderosa tecnologia para o entendimento da visualização tridimensional e um potencializador juntamente com o método tradicional de ensino, devido a sua
facilidade e rapidez na modelagem, além de ser um software free e idioma
compatível. A Geometria Descritiva é importante, pois desenvolve a habilidade da percepção espacial nos alunos, e a tecnologia se mostra uma ferramenta útil no ensino, sendo o SketchUp um dos programas para essa alteração no método de ensino. Procurou-se identificar as desvantagens do CAD e as vantagens do SketchUp no ensino.


Palavras-chave


geometria descritiva; ensino; sketchup; visão espacial; tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Maria da Conceição Amaral; COSTA, Ivoneide de França; CARDOSO, Christina Araújo Paim. A Geometria Descritiva e a Tecnologia Computacional. In: Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 20, e International Conference on

Graphics Engineering for Arts and Design. 9, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011.

ARAÚJO, Thiago Thielmann de. Utilização de Softwares de Modelagem Tridimensional como Ferramenta Didática de Desenho Técnico. In: CongressoBrasileiro de Educação em Engenharia. 42, 2014, Juiz de Fora. Anais... Minas Gerais,2014.

BARBOSA, Carolina Chaves; CHENG, Liang-Yee. Uso de CAD Freeware no Ensinode Engenharia. In: Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 18,e International ConferenceonGraphics Engineering for Artsand Design. 7, 2007,Curitiba. Anais... Paraná, 2007.

COELHO, Elizete da Silva; REGO, Rejane de Moraes. Percepção VisioEspacial:Combinando Representação Gráfica e Modelagem 3D. In: Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 18, e International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. 7, 2007, Curitiba. Anais... Paraná,2007.

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. 2 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

LIMA, Mônica Maria Fernandes de; CARVALHO, Sheila Oliveira de; ASEVEDO, Laíze Fernandes de. Informatizando e Modelando a Geometria Gráfica. In: Simpósio Nacional

de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 18, e International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. 7, 2007, Curitiba. Anais... Paraná, 2007.

MACHADO, Silvana Rocha Brandão. A Compatibilização do Ensino Tradicional de Desenho com as Novas Tecnologias. In: Simpósio Nacional de Geometria Descritiva eDesenho Técnico. 20, e International Conference on Graphics Engineering for Arts and

Design. 9, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011.

MORAIS, Luciana Klein da Silva de. AutoCAD 2010 2D básico. Santa Cruz do Rio Pardo: Editora Viena, 2010.

NASCIMENTO, Roberto Alcarria do. O ensino do desenho na Educação brasileira: apogeu e decadência de uma disciplina escolar. Marília: 1994. 120p. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP.

VIANNA, Sonia Sá; TOSTE, Berta López; COUTINHO, Rodrigo Ribeiro. O Desenho e as Novas Tecnologias no Colégio Pedro II: Um Enfoque Atual. In: Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 18, e International Conference on Graphics

Engineering for Arts and Design. 7, 2007, Curitiba. Anais... Paraná, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.