DESENHO E PESQUISA: INTERAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES EM DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO

Lilian Queiroz, Ivoneide Costa, Daniela Carneiro, Maic Maciel

Resumo


Este artigo propõe destacar a relevância do Desenho para formação de
estudantes em suas diferentes áreas de atuação na Universidade Estadual de
Feira de Santana, na Bahia-Brasil. Baseado na estrutura de interação entre o
ensino, a pesquisa e a extensão que nutrem o princípio das Universidades,
destaca-se a atuação e utilização do Desenho em projetos de pesquisa e sala de
aula como elemento potencializador da aprendizagem, contribuindo com
atividades práticas na vida acadêmica e profissional dos educandos. Situamos
as dificuldades de alunos que não pensavam o desenho como aliado ao
processo formativo bem como o desenvolvimento por eles alcançado ao longo
das atividades propostas.


Palavras-chave


desenho; ensino de desenho; contribuições do ensino de desenho.

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Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p.

BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos Viajantes. Fundação Odebrecht. São Paulo: Metalivros. v.2, 1994.

GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial.

Brasília, DF: IPHAN, 2007.


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