A tomada de consciência docente e discente sobre o desenvolvimento de habilidades para o desenho em perspectiva

Adriane Borda, Tássia Borges de Vasconselos, Taís Feijó Viana, Tatiane Brisolara Nogueira, Luciana Sandrini Rocha

Resumo


A partir de inquietações docentes sobre as dificuldades de estudantes de arquitetura com o desenho em perspectiva ao longo do processo formativo, que compreende no mínimo cinco anos, imerge-se em teorias piagetianas na expectativa de melhor compreender tais dificuldades. Parte-se de uma análise comparativa de desenhos produzidos, em um contexto específico, nos momentos inicial e de conclusão de curso. Os desenhos analisados foram produzidos entre 2014 e 2019. Utiliza-se, especificamente, a teoria da equilibração das estruturas cognitivas e da abstração reflexionante, para pensar a construção de conhecimento sobre a lógica de sistemas projetivos. Este exercício tem permitido aguçar a percepção e identificar os elementos indicativos da tomada de consciência destas lógicas, por parte de cada estudante. Os resultados, sem o propósito de categorizar o perfil dos participantes, questionam o estabelecimento efetivo de um processo de abstração reflexionante junto à atividade de representar a mão livre, mesmo entre os concluintes. E, com isto, contribuem para a formação docente na área de representação, construindo critérios e apontando estratégias para a configuração de discursos didáticos que possam auxiliar, de maneira objetiva, os estudantes a aperfeiçoarem tal habilidade.


Palavras-chave


docência; representação gráfica; Piaget; abstração reflexionante; teoria da equilibração

Texto completo:

PDF

Referências


BORDA, Adriane A. S. Los saberes constitutivos del Modelado Geométrico y Visual, desde las instituciones científicas y profesionales a las escuelas de arquitectura. Un análises de Transposición Didáctica. Tese (doutorado). Universidad de Zaragoza, UNIZAR. Programa de Pós-graduação em Filosofía y Ciencias de la Educación. Zaragoza, Espanha, 2001.

BORDA, A.B.A.S; PIRES, J. F.; Vasconselos, T.; Nunes, C. Trajetórias de Aprendizagem em Representação Gráfica Digital. In: Revista Educação Gráfica, v. 16, p. 5-22, 2012.

CHING, Francis. Representação gráfica em Arquitetura. Tradução técnica: Alexandre Salvaterra - 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GONCALVES, Marly de Menezes. A importância do conhecimento geométrico aliado ao uso dos meios digitais. In: Actas de Diseño: V Encuentro Latinoamericano de Diseño “Diseño en Palermo” Primer Congreso Latinoamericano de Enseñaza del Diseño. Buenos Aires: [s.n.]. 2011. p. 98-102.

GROAT, Linda. and WANG, David. Architectural Research Methods. 2th ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.

KESSERLING, Thomas. Jean Piaget. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008. 337 p.

KOPKE, Regina Coeli Moraes. M. Desenho e escola. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO E XII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO. 1996, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Editora da UFSM. 1996. p. 83-89.

KOPKE, Regina Coeli Moraes. Objetos esculpidos e a visão espacial. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO E VIII INTERNACIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN. 2009, Bauru. Anais eletrônicos... Bauru: UNESP. 2009. p. 869-881.

MONIZ, Carmen Machemer de Vasconcelos. Visualização espacial na perspectiva da epistemologia genética. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2013.

MONTENEGRO, Gildo. A Perspectiva dos Profissionais: Sombras, Insolação, Axonometria. São Paulo, Edgard Blucher, 1983.

PEREIRA, Danilo Candido; DUARTE, Maria Eduarda Rabelo; LOPES, Andiara Valentina de Freitas. Desenvolvendo a inteligência viso-espacial nos alunos de engenharia da UFPE. In: XX Simpósio Nacional De Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IX Internacional Conference On Graphics Engineering for Arts and Design. 2011, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ: Escola de Belas Artes. 2011.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

RODRIGUES, Maria Helena Wylie Lacerda. A visão espacial no contexto da “gráfica”. In: I Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e no Desenho e XII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. 1996, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Editora da UFSM. 1996. p. 26-34.

SANZ, Mª Agripina; MORATALLA, Ascensión. 1998. Geometría y Arquitectura, Geometría en la Arquitectura. Cuadernos de apoyo a la docencia del Instituto Juan de Herrera de la Escuela de Arquitectura de Madrid.

SILVA JÚNIOR, Antônio Pedro. Desenho manual e modelagem geométrica: o desenvolvimento da lógica do espaço na representação gráfica. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Porto Alegre, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.