Ateliê de projeto: superando o paradigma do abandono da prancheta para a inserção das ferramentas digitais

Luciana Nemer Diniz, Joana Queiroz

Resumo


O cenário da concepção e da prática de projetos de arquitetura tem enfrentado uma intensa revolução tecnológica nos últimos anos. Nas escolas de arquitetura e urbanismo, o ensino de projeto no ateliê, imprime em suas práticas, o reflexo dessa revolução, muitas vezes consolidando paradigmas baseados nas primeiras impressões às novas ideias. Será que a dialética prancheta versus computador ainda é forte o suficiente para ser mantida? As escolas de arquitetura têm apresentado defasagens em relação às novidades tecnológicas: na adequação dos ambientes de ensino; na capacitação de seus professores e na inserção de novas ferramentas digitais de apoio ao projeto. Uma série de trabalhos recentes tem investigado as influências significativas exercidas do avanço tecnológico sobre o ensino. Por meio dessas discussões e análises e, também, pelo estudo de caso realizado em duas instituições de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo (Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), pretende-se contribuir para a discussão sobre as qualificações e práticas pedagógicas dos docentes e da atualização do ambiente de ensino à luz da tecnologia.


Palavras-chave


arquitetura; ateliê; desenho; ensino de projeto; ferramentas digitais

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de e VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

AULER, Isabel Cristina Pereira; SANTOS, George França do e CERICATTO, Soely Kunz. O papel do professor e os desafios no contexto da cibercultura. Revista Científica Internacional, n. 4, vol. 11, artigo 9. Out/Dez 2016. P. 149 a 194.

BATISTA, Gabrielly Beatriz e CRUZ, Kátia Maria da. Estatuto da temática ensino-aprendizagem no âmbito da expressão gráfica: o graphica em questão. Revista Interritórios - Revista de Educação Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, v. 3, n. 4, 2017.

BOTASSO, Gabriel Braulio e VIZIOLI, Simone Helena Tanoue. XII GRAPHICA -International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design: Desenho e processo projetivo: aproximações entre Eduardo Souto de Moura e Eduardo de Almeida, 2017, Araçatuba, Anais.

BRAIDA, Frederico; COLCHETE FILHO, Antonio e MAYA-MONTEIRO, Patricia. Inovações tecnológicas na Arquitetura e no Urbanismo: desafios para a prática projetual. In: 12º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Regiões: Recursos: ordenamento desenvolvimento. 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 set., 2018.

CAIXETA, Luciano Mendes. Estudo crítico sobre o uso de ferramentas de modelagens tridimensionais de informações digitais BIM no ensino contemporâneo da arquitetura. D. Sc., PPGAU/UNB, Brasília, DF, Brasil, 2013. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2019.

CARVALHO, Ramon Silva de e SAVIGNON, Affonso Pedro de. O professor de projeto de arquitetura na era digital: desafios e perspectivas. Gestão e Tecnologia de Projetos, v. 6, n. 2, p. 4-13, jan., 2012.

CLARO, Marcel Alessandro e JORDÃO, Larissa Caroline Silva. O ensino em projeto de Arquitetura frente às inovações tecnológicas: Um processo Reflexivo. Caderno ABEA, v. 39, p. 117-127, out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 abr.2019.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 13. Campinas: Papirus, 2006.

ESTEVE, J.M. Mudanças sociais e função docente. In: NOVOA, A.(org), Profissão professor, Porto: 1995.

FRITZEN, Daniel e CASTELAN, Jovani. IX GRAPHICA -International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design: Aulas de CAD/CAM contextualizadas, 2011, Rio de Janeiro, Anais.

FLORIO, Wilson. Modelagem paramétrica, criatividade e projeto: duas experiências com estudantes de arquitetura. Revista Gestão e Tecnologia de Projetos, v. 6, n. 2, p. 43-66, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 out.2019.

___________________. O croqui no atelier de projeto: desafios no ensino de arquitetura na era digital. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, v. 1, n. 1, p. 50-76, 2013.

GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

KUSCHNIR, Karina. A antropologia pelo desenho: experiências visuais e etnográficas. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 5, n 2, p. 5-13, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org> Acesso em: 20 nov. 2018.

MARCÍLIO, M. T. O professor desejado: o que podemos oferecer a ele. Artigo publicado na edição de fevereiro de 2015 da revista. Disponível em: . Acesso em: 16 dez., 2019.

MARTINEZ, A. C. Ensaio sobre o projeto. SPAITEMBERG, A. L. (trad.), FISCHER, S. (Ver. Téc.). Brasília: Universidade de Brasília, 2000.

MINAYO, Cecilia de Souza (organizadora); DESLANDES, Suely Ferreira; Neto, Otávio Cruz e GOMES, Romeu. Pesquisa social. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

NÓVOA, Antônio. Salto para o futuro. Entrevista a TV escola concedida em 13, set., 2001. Disponível em: . Acesso em: 23, abr., 2019.

ORTEGA, Artur Renato e BAIBICH, Tânia Maria. O desenho e o diálogo: alfabetização do aluno no ateliê de projeto arquitetônico. Educar em Revista, n.57, p. 131-146, jul./set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.

ROPELATTO, Luciane et al. X GRAPHICA -International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design: História em quadrinhos como objeto de aprendizagem hipermidiático, 2013, Florianópolis, Anais.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. Petrópolis: Vozes, 1986.

TUSSI, Jéssica e JUNIOR, Ivan Prado. 13º CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Prancheta x computador: o exercício projetual nas escolas de arquitetura e urbanismo, 2013, Campinas. Anais.

UNESCO. Padrões de competência em tic para professores: módulos de padrão de competência. 2008. Versão em Português publicada em 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2019.

VELOSO, M. e RUFINO, I. A. A. Entre a bicicleta e a nave espacial: os novos paradigmas da informática e o ensino do projeto arquitetônico. In DUARTE. C. et al (org.). O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contracapa, 2007.

WOJCICKOSKI, Vagner G. A hibridação dos meios de representação no Atelier de Projeto. Caderno ABEA, v. 41, p. 260-274, out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 abr.2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.