Um panorama da utilização dos ambientes digitais no ensino de arquitetura frente aos níveis de computabilidade: Revisão a partir dos Congressos Graphica (2005-2017)

Tássia Borges de Vasconselos, David Sperling

Resumo


Este artigo, versão ampliada de trabalho apresentado no Graphica 2019, apresenta resultados parciais de pesquisa em nível de doutorado acerca da apropriação de tecnologias de representação gráfica e design digital no ensino de arquitetura no contexto brasileiro. Este estudo toma como referências as sistematizações estabelecidas por Oxman (2006) sobre a interação entre o projetista e a representação de um objeto concebido com auxílio de ambiente digital, e as que realizou posteriormente Kotnik (2010) sobre os níveis de computabilidade no processo de projeto. Assim, foi estruturada uma pesquisa correlacional, que busca a sistematização do cenário a partir de dois conjuntos de dados. O primeiro focado em compreender aspectos inerentes aos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, e o segundo a partir da classificação de práticas didáticas selecionadas por meio de uma revisão sistemática baseada em handsearching. Apresenta como resultado dados e reflexões sobre as práticas de design digital no ensino em Arquitetura relatadas nos Congressos Graphica no período de 2005 a 2017.


Palavras-chave


Projeto digital de arquitetura; Práticas didáticas; Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil; Revisão sistemática; Mapeamento

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMS J and HALL P. Else/where: mapping. New cartographies of networks and territories. Minneapolis: University of Minnesota, 2006

BALDESSIN, Guilherme Quinilato; VIZIOLI, Simone Helena Tanoue. A aplicação de softwares de arquitetura e a utilização da linguagem visual nos trabalhos de graduação integrado.. In: Anais GRAPHICA 2017 - XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Anais...Araçatuba(SP) UNIP, 2017.

BROADBENT, Geoffrey. Design in Architecture: Architecture and the Human Sciences. New York: John Wiley and Sons, 1973.

BOTCHWAY, E.A; ABANYIE S.A.; AFRAM, S.O. The Impact of Computer Aided Architectural Design Tools on Architectural Design Education. The Case of KNUST. J Archit Eng Tech 4:145, 2015. doi:10.4172/2168-9717.1000145

BURRY JR. Mindful Spaces: Computational Geometry and the Conceptual Spaces in which Designers Operate. International Journal of Architectural Computing, 5, 4: 611-624, 2007.

CELANI , Gabriela. Cad criativo. Rio de Janeiro: Campos, 2003.

CELANI, Gabriela, Monteiro, A. M., Franco, J., & Calixto, V. Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: Uma aplicação no projeto de edifícios altos. Gestão & Tecnologia De Projetos, 12(1), 29-52, 2017.

EASTMAN, Chuck; TEICHOLZ, Paul; SACKS, Rafael; LISTON, Kathleen . Manual de BIM: Um guia de modelagem da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014. 483 p.

FRANCO, Juarez Moara Santos. Modelos digitais no ensino de geometria descritiva potencialidades e limitações. In: GRAPHICA 2005. Anais. Recife, 2005.

FLORIO, W.; TAGLIARI, Ana . Modelagem e Simulação de Espaços Internos de Projetos Não-Construídos do Arquiteto Vilanova Artigas. In: GEOMETRIAS & GRAPHICA 2015, 2015, Lisboa. Geometrias & Graphica 2015: Tendências no Pensamento Gráfico: III Conferência Internacional da Aproged. XI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Lisboa: APROGED/Universidade Lusíada de Lisboa, 2015. v. 2. p. 123-135.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALES, Alexis Caridad Méndez. La expresión gráfica y lo digital. ¿esquemas conceptuales agotados? In: GRAPHICA 2009. Anais. São Paulo, 2009.

GROAT L and WANG D. Architectural Research Methods. 2th ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.

HERRERA, Plabo. C. . Tecnologías disruptivas: programación y fabricación en Latinoamérica. SIGraDi 2010_Proceedings of the 14th Congress of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. Bogotá, Colombia, November 17-19, pp. 213-216, 2010.

KALAY, Yehuda. The impact of information technology on architectural design in the 21st century T. Tidafi and T. Dorta (eds) Joining Languages, Cultures and Visions: CAADFutures 2009, PUM, 2009, pp. 21-34

KOLAREVIC, Branco. Architecture in the digital age: Design and manufacturing. Abingdom, Oxon: Taylor & Frances, 2003.

KOTNIK, Toni. Algorithmic Architecture. In: MAS Colloquia 2006/07, p. 1-16. Disponível em: http://wiki.arch.ethz.ch/. Acesso em: setembro de 2018.

KOTNIK, Toni. Digital Architectural Design as Exploration of Computable Functions, in International Journal of Architectural Computing vol. 8 - no. 1, 1-16, 2010.

LAWSON, B. How designers think: the design process desmystified. Oxford: Architectural Press, 1980.

MARAGNO, G. V.. Quase 300 cursos de Arquitetura e Urbanismo no país: como tratar a qualidade com tanta quantidade? Algumas questões sobre qualificação e ensino no Brasil. Arquitextos, São Paulo, ano 14, n. 161.07, Vitruvius, out. 2013 .

MITCHELL, W. J. Beyond the Ivory Tower: constructing complexity in the digital age. Science Magazine, v. 303, n. 5663, mar. 2004.

OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies 27. Londres: Elsevier, 2006.

OXMAN, R. “Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium”. Design Studies. Great Britains: Elsevier, v 29 n 2 p.99-120, 2008.

OXMAN, Rivka; OXMAN, Robert. Theories of the Digital in Architecture. New York: ROUTLEDGE, 2014.

PARAIZO, Rodrigo Cury; MATTOS, Rodrigo Rinaldi de. Projeto urbano e representação por computação gráfica. In: GRAPHICA 2005. Anais. Recife, 2005.

PEREIRA, N. S. ; VAZ, Carlos E. V. . Parametrismo e ensino de geometria ? as superfícies de Félix Candela. In: GRAPHICA 2013, 2013, Floranópolis. Expressão Gráfica - Tecnologia e Arte para Inovação, 2013.

SAMPAIO R. F., MANCINI M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev Bras Fisioterapia. 2007;11(1):83-9.

SAUGO, Andréia. Autocad e revit architecture no ensino do desenho arquitetônico. In: GRAPHICA 2013. Anais. Florianopolis, 2013.

SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1984.

SILVA, Adriane Borda Almeida da; MARTINS, Gabriel; BRUM, Valentina Toaldo. A TRISSECÇÃO DO CUBO COMO LÓGICA EM AÇÕES PROJETUAIS DE ARQUITETURA.. In: Anais GRAPHICA 2017 - XII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Anais...Araçatuba(SP) UNIP, 2018.

VASCONSELOS, T. B. DE; SPERLING, D. M. . From representational to parametric and algorithmic interactions: A panorama of Digital Architectural Design teaching in Latin America. International Journal of Architectural Computing, vol: 15, issu 3, p. 215-229, 2017.

VASCONSELOS, T. B. DE; SPERLING, D. M. Entre representações, parâmetros e algoritmos: um panorama do ensino de projeto de arquitetura em ambiente digital na América Latina. In: XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital, 2016, Buenos Aires. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher. p. 94-804.

WEBSTER, J. and WATSON, J.T.: Analyzing the past to prepare for the future: writing a literature review. MIS Quarterly & The Society for Information Management, v.26, n.2, pp.13-23, 2002.

WOODBURY, R. Elements of Parametric Design. New York: Routledge, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.