De geometria e geometrizando: caminhos para a criatividade

Autor/innen

  • Neusa Cavalcante Universidade de Brasília
  • Maria Cláudia Candeia Universidade de Brasília
  • Eliel Américo Santana da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241307

Schlagworte:

Geometria, Geometria Construtiva, Educação Artística, Criatividade

Abstract

O artigo apresenta um apanhado de experiências de ensino e descreve os princípios e métodos adotados na disciplina de Geometria Construtiva da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). Por meio do estudo de modelos e padrões geométricos, a disciplina foi criada com o objetivo de exercitar o raciocínio espacial e desenvolver a capacidade de abstração, propondo situações aplicáveis à arte e à arquitetura. Considerando as dificuldades no ensino de composição plástica nos cursos de arquitetura do país, o artigo tem como objetivo apresentar um método que, servindo de aporte às disciplinas de projeto e representação, possa contribuir para o debate em torno de melhorias curriculares. São apresentados as etapas de elaboração dos trabalhos, os resultados, as vivências e as respostas às estratégias pedagógicas adotadas. O método desenvolve-se mediante uma série de exercícios conceituais e práticos apoiados em aulas expositivas que servem de motivação e suporte para cada um dos temas.

Autor/innen-Biografien

Neusa Cavalcante, Universidade de Brasília

Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Professora Adjunta I, Departamento de Projeto, Expressão e Representação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Maria Cláudia Candeia, Universidade de Brasília

PhD em Arquitetura e Urbanismo. Professora Adjunta I, Departamento de Projeto, Expressão e Representação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

Eliel Américo Santana da Silva, Universidade de Brasília

Doutor em Urbanismo. Professor Adjunto I, Departamento de Projeto, Expressão e Representação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília.

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Veröffentlicht

2019-06-03

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS