Encontro da obra de Hilma af Klint com a geometria projetiva: perspectiva estético – homológica

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2022.256824

Schlagworte:

Geometria Projetiva, Teorema de Desargues, Hilma af Klint, Mulheres Artistas, Abstracionismo, Homologia

Abstract

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a aplicabilidade como ferramenta didática e possibilidade pedagógica de transformações projetivas, entre formas da 2ª espécie aplicadas sobre obras da artista sueca Hilma af Klint. A escolha se deu pelo fato de Klint ter sido negligenciada na história da arte, especialmente em relação ao seu estilo abstracionista avant-garde, cujo trabalho se destaca pelo uso de figuras geométricas com cores intensas. Neste sentido, a metodologia da pesquisa consiste na aplicação dos princípios do Teorema de Desargues e propriedades e construções homológicas em duas pinturas da artista:They tens mainstay IV (1907) e Group VIII, no. 1 (1913).Ambas foram analisadas à luz da Geometria Projetiva a partir da utilização do software gráfico Geogebra como suporte. As obras foram selecionadas a partir de uma análise pessoal, processual e geométrica, devido às suas simetrias e formas mais distintas entre si, fazendo delas obras carregadas de simbolismo. Os resultados da pesquisa mostram que as tentativas de encontrar no espaço da obra de arte uma transformação geométrica projetiva consistem em uma tarefa bastante prolífica, uma vez que estudar e encontrar a projetividade na arte é uma forma educativa de compreender os conteúdos da Geometria Projetiva e dar significado a eles.

Autor/innen-Biografien

Isabel Xará França, Universidade Federal de Pernambuco

Discente da Licenciatura em Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Andiara Valentina de Freitas e Lopes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Desenvolvimento Urbano. Docente do Departamento de Expressão Gráfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-12-07

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ARTIGOS