Reflexões sobre acessibilidade no ambiente construído

um relato de experiência nas oficinas do eneac 2022

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265287

Schlagworte:

desenho universal, acessibilidade, estratégias de ensino

Abstract

Este artigo apresenta o relato de experiência da oficina sobre acessibilidade em lojas de vestuário ministrada no ENEAC 2022. Onde objetivou-se contextualizar a importância da temática e analisar espaços comerciais e suas limitações, contribuindo para a reflexão e a construção de alternativas a favor da acessibilidade. Os recursos aplicados foram uma dinâmica de grupo e jogos didáticos, resultando em propostas projetuais que viabilizassem o fluxo e desempenho das atividades pensadas para uma parcela maior da sociedade. Ao fim das práticas foi notável a sensibilização em relação à proposição, junto à concepção de formas de amenizar os prejuízos de ambientes exclusivos.

Literaturhinweise

ABNT. Norma Brasileira - NBR 9050: Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Emenda 1. Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2020.

BERNARDI, Núbia. A Aplicação do Conceito do Desenho Universal no Ensino de Arquitetura: o uso de mapa tátil como leitura de projeto. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BRASIL. Decreto nº 5296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 200, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 2004. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 29 mar. 2024.

BINS ELY, V. H. M.; DISCHINGER, M.; MATTOS, M. L. Sistemas de informação ambiental – Elementos Indispensáveis para a Acessibilidade Espacial. Anais do ABERGO, 2002 – VI Congresso Latino-Americano de Ergonomia e XII Congresso Brasileiro de Ergonomia. Recife, 2002.

CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 4ª ed. rev. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

CARLETTO, Ana Claudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: Um conceito para todos. Instituto Mara Gabrilli. São Paulo, 2007.

COSTA, A. D. L.; DANTAS, A. G. Reflexões sobre o ensino do design universal na arquitetura, sob a ótica docente. In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2022. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/eneac2022/021.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.

DE CARLI, T. D. de.; POUSADA, B.; BRONDANI, S. A. Análise de loja de vestuário sobre a ótica do Desenho Universal.. In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2022. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-de-loja-de-vesturio-sob-a-tica-do-desenho-universal-37868. Acesso em: 20 mar. 2024.

DORNELES, Vanessa Goulart; BINS ELY, Vera Helena Moro. Experiências didáticas em Arquitetura e Urbanismo: o ensino de Desenho Universal. Revista Projetar. v. 3, n. 2, p. 08–22, 2018. DOI: 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546. Acesso em: 15 mar. 2024.

DORNELES, V. G. Estratégias de Ensino de Desenho Universal para cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2014. 351 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

HEYLIGHEN, Ann; BIANCHIN, Matteo. Can crap design be inclusive?. In: Proceedings of the 5th Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology. University of Cambridge; Cambridge (UK), 2010. p. 55-65.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MACE, R. Universal Design, Barrier Free Environments for Everyone. Los Angeles: Designers West, 1985.

PINTO, C.F. M. Acessibilidade Espacial em Centros de saúde em Florianópolis/SC: um estudo de caso. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.

Veröffentlicht

2024-12-26