Desenho universal na habitação unifamiliar

reflexões sobre o exercício projetual

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265289

Schlagworte:

design universal, acessibilidade, projeto arquitetônico, ensino de projeto

Abstract

Neste artigo são apresentadas, reflexões e resultados acerca de uma experiência didática de um conjunto de vivências realizadas de forma interdisciplinar pelas disciplinas de Projeto de Arquitetura II, Maquetes e Desenho Universal. O objetivo da escolha da atividade foi o de instrumentalizar e sensibilizar os alunos da relevância técnica e social do tema, através da conscientização acerca da inclusão social e da promoção e reflexão sobre a importância do espaço sem barreiras físicas e ou atitudinais. Baseada na metodologia ativa Problem Based Lern – PBL, os estudos chegaram a resultados variados de aprofundamento nas propostas, porém os resultados foram considerados satisfatórios.

Literaturhinweise

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15- Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.

BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.451, de 26 de julho de 2018. Regulamenta o art. 58 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9451.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.

CONNELL, B. R. et al. Universal Design Principles: The Center for Universal Design Environments and Products for All People. Raleigh: NC State University, The Center for Universal Design, 1997.

DORNELES, Vanessa et al. Ensino de desenho universal em cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil. In: Cláudia Mont’Alvão e Vilma Villarouco (Orgs.). Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído – Recife: Editora UFPE, 2014. 247p.

FULGÊNCIO, Vinícius; VILLAROUCO, Vilma; A acessibilidade em projetos habitacionais de interesse social: uma experiência de ensino no curso técnico de edificações do IFBA – campus Feira de Santana, p. 164-175. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc. Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1. São Paulo: Blucher, 2015.

GINGRICH, Paul. Critical Theory. Regina, Canadá: University of Regina, Department of Sociology and Social Studies, 2000. Disponível em: https://uregina.ca/~gingrich/m900.htm. Acesso em: 13 maio 2022.

GUIMARÃES, Marcelo Pinto. Writing poetry rather than structuring grammar: notes for the development of Universal Design in Brazil. In: PREISER, Wolfgang F. E.; SMITH, Korydon H. (org.). Universal Design Handbook. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2011.

KOWALTOWSKI, Dóris et al. Arquitetura escolar e seu processo de projeto. In: Dóris C.C.K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, João R. D. Petreche, Mário M. Fabricio (Orgs.). O processo do projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

NIEMEYER, Oscar.1907 - Conversa de Arquiteto/ Oscar Niemeyer. - Rio de Janeiro: Revan, maio de 1999, 4ª. Edição.

SÃO PAULO (PREFEITURA). Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano. Comissão Permanente de Acessibilidade. Manual de Desenho Universal: habitação de interesse social. São Paulo, nd.

STEINFELD, E.; MAISEL, J. L. Universal Design Creating Inclusive Environments. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva de experiência. Londrina, Paraná: Eduel, 2013.

Veröffentlicht

2024-12-26