Para todos verem

iniciativas de inclusão social e acessibilidade urbana no ambiente universitário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265295

Palabras clave:

campus universitário, acessibilidade e inclusão social, qualidade de vida

Resumen

Este artigo apresenta as ações recentes relativas às políticas de acessibilidade e inclusão social no campus da Universidade Estadual de Campinas e relata o andamento do projeto <Para todos verem=, uma pesquisa ação que investiga alternativas e propõe soluções para auxiliar os usuários do campus - pessoas com deficiências ou não – a se integrarem verdadeiramente ao ambiente universitário, conhecendo melhor sua estrutura física e usufruindo dela de forma mais plena. Alinhado ao ODS 11 da Agenda 2030 da ONU - Inclusão Social e Sustentabilidade Urbana, o projeto se alinha também às ODS 3 e 4 - Qualidade de Vida e Educação.

Citas

CARR, Stephen; MARK Francis; LEANNE, Geanne Rivlin; STONE, Andrew. Public Space - New York: Cambridge University Press, 1995 [1992].

DONADON, Edilene T. Por uma universidade Acessível: Jornal da Unicamp, 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/por-uma-universidade-acessivel. Acesso em: 01/06/2022.

GARBOGGINI, Flávia B. O Potencial dos Espaços Abertos na Qualificação Urbana – uma experiência piloto na Cidade Universitária Zeferino Vaz, Tese de Doutorado, Unicamp, 2012.

GARBOGGINI, Flávia B. Por uma Arquitetura dos Espaços Abertos: a reabilitação do campus da Unicamp no Século XXI. Campinas, SP. Editora Unicamp, 2016.

LYNCH, Kevin. The image of the city. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1960.

SASSAKI, Romeu. As sete Dimensões da Acessibilidade. 1. ed. Araraquara, SP: Larvatus Prodeo, 2019. 200 p.

Publicado

2024-12-26