Sensibilização aos conceitos de desenho universal

uma experiência de formação espacial inclusiva na Universidade Federal de Alagoas

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DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265291

Parole chiave:

sensibilização, desenho universal, acessibilidade espacial, campus universitário

Abstract

Apesar das críticas à simulação de deficiência, as atividades universitárias de sensibilização são frequentemente utilizadas para aumentar a compreensão dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Por essa razão, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL costumam-se realizar atividades de sensibilização junto aos estudantes de graduação do Campus A. C. Simões, em Maceió Alagoas. A sensibilização contou com a participação de 4 equipes de estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design do 7º período da Ufal. Os participantes foram designados a escolherem tecnologias assistivas para a atividade de simulação de deficiência e uma rota dentro da instituição. Os resultados das análises resultaram em mapas que demonstraram a percepção dos estudantes sobre as dificuldades de circulação no campus universitário. O artigo finaliza com a percepção dos estudantes sobre seu processo de formação enquanto agentes de intervenção espacial.

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Pubblicato

2024-12-26