Apontamentos sobre o uso da geometria Euclidiana e não Euclidiana no ensino de projeto de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.51359/2595-0797.2024.265257Palavras-chave:
representação gráfica, geometria, ensino, BIM, arquitetura contemporâneaResumo
O artigo explora a importância da representação no campo da arquitetura e urbanismo, destacando sua evolução como ferramenta essencial para projetistas comunicarem e desenvolverem ideias. O texto ressalta que, embora o processo projetual seja flexível e não-linear, ele exige habilidades específicas que abrangem desde esboços analógicos até modelagens digitais avançadas em CAD e BIM. A partir de uma revisão bibliográfica, o estudo aborda os desafios enfrentados no ensino de arquitetura, como a fragmentação disciplinar, a resistência a novas tecnologias e a falta de integração entre teoria e prática. A geometria emerge como elemento central no processo criativo e representacional, tanto em sua vertente tradicional quanto em abordagens contemporâneas, como a modelagem paramétrica e as geometrias nãoeuclidianas. Por fim, defende a necessidade de repensar a metodologia de ensino da geometria, buscando maior integração com as demandas práticas da profissão e incorporando tecnologias que favoreçam a colaboração e a inovação projetual.
Referências
BARROS, Amélia; ANDRADE, Patrícia. Uso do raciocínio analógico na concepção projetual em ensino introdutório de projeto arquitetônico. Arquitextos (São Paulo), v. 180.01, p. 01-15, 2015.
ELALI, Gleice; VELOSO, Maisa. A criatividade no processo de ensino/aprendizagem do projeto de arquitetura no Brasil: Um panorama geral. In: IV ENANPARQ, 2016, Porto Alegre. Anais do IV ENANPARQ. Porto Alegre: ANPARQ/UFRGS/UNIRITTER,
v. 1. p. 1-16.
FLORIO, Wilson. Ensino de Modelagem Paramétrica no Processo de Projeto: experiências didáticas. In: III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ). São Paulo, ANPARQ, 2014. Disponível em: https://www.anparq.org.br/dvd-enanparq-3/htm/Artigos/ST/STNPNT-008-05-FLORIO.pdf. Acesso em 05 jan. 2024.
FONSECA, J.; COLCHETE FILHO, A.; BRAIDA, F. O lugar da geometria descritiva no ensino de estudo da forma para arquitetura e urbanismo. In: Geometrias & Graphica 2015 Proceedings, 2015.
FRASCARI, Marco. O detalhe narrativo. In: NESBITT, Kate (E.). Uma nova agenda para a arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
GAUSA, Manuel; SORIANO, Federico; PORRAS-ISLA, Fernando; GUALLART, Vicente. Diccionario metápolis de arquitectura avanzada: ciudad y tecnologia em la sociedad de la información. Barcelona: Ed. Actar, 2004.
KOLAREVIC, Branko. Architecture in the digital age: design and manufacturing. 1. ed. New York: Spon Press, 2003.
KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. et al (orgs.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
LAWSON, Bryan. Projetar com outros. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
MARCONE, Raphael. A geometria descritiva em ensino de arquitetura e urbanismo e as ferramentas CAD: diálogos possíveis. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.
MARQUES, Sônia; LOUREIRO, Cláudia. Arquitetura x Linguística: paradigmas do ensino de projeto. In: Projetar 2003, 2003, Natal. Os desafios do Ensino e da pesquisa para o novo século, 2003. v. 01. p. 01-123.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunição como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 2002.
OLIVEIRA, Brunna Pereira de; PIRES, Janice de Freitas. Estruturação do saber da biomimética, da geometria complexa e da modelagem paramétrica para o ensino de arquitetura. In: ENSUS 2022 – X Encontro de Sustentabilidade em Projeto. Marabá:
UNIFESSPA, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245052. Acesso em 05 jan. 2024.
RUSCHEL, Regina Coeli; ANDRADE, Max Lira Veras Xavier de; MORAIS, Marcelo. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Ambiente Construído, v. 13, n. 2, p. 151– 165, abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/McF3dbcftRW55BN59FTSq6v/abstract/?lang=pt#. Acesso em 05 jan. 2024.
SANT’ANNA, Silvio. Sistemas construtivos leves: e as formas geométricas não euclidianas. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2012.
SEMPER, Gottfried. Los elementos básicos de la arquitectura. In: DE LEON, Juan Miguel Hernán. La casa de un sólo muro, Madrid: Nerea, 1990, p. 117-123.
VIGOTSKY, Lev. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
 
							