QUE PERFIL DE CONSUMIDOR ADERE A COMPRAS COLETIVAS NO BRASIL? - What Are the Consumer Profile That Adheres to Collective Purchases in Brazil?

Autores

  • Wagner Júnior-Ladeira Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS
  • Clécio Falcão Araújo Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS)
  • Rafael Mendes Lübeck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Resumo

O presente artigo teve como objetivo relacionar cinco traços de consumo com a possibilidade de adesão de compras coletivas em sites brasileiros. Para isto, foi feita a revisão teórica de campos tradicionais dos estudos em marketing: impulsividade, perfeccionismo, conspícuo, exclusividade e influencia interpessoal. Logo após, utilizando a Técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) os campos tradicionais foram transformados em variáveis latentes e se pode medir a relação de dependência da adesão a compras coletivas a estes construtos. Em uma pesquisa com 212 respondentes constatou se a validação de quatro hipóteses impulsividade, perfeccionismo, conspícuo, exclusividade e a reavaliação de uma (interpessoal).

Biografia do Autor

Rafael Mendes Lübeck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Marketing na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS), Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor na Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisador de Marketing trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor. Atualmente é revisor Gestão & planejamento (ISSN: 2178-8030); RAIMED: RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - ISSN: 2179-4936; Revista Organizações em Contexto (ISSN: 1982-8756); Revista de Administração da Unimep- RAUnimep (ISSN: 1679-5350). Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente. 

Downloads

Publicado

2016-02-24

Edição

Seção

Artigos