QUE PERFIL DE CONSUMIDOR ADERE A COMPRAS COLETIVAS NO BRASIL? - What Are the Consumer Profile That Adheres to Collective Purchases in Brazil?

Wagner Júnior-Ladeira, Clécio Falcão Araújo, Rafael Mendes Lübeck

Resumo


O presente artigo teve como objetivo relacionar cinco traços de consumo com a possibilidade de adesão de compras coletivas em sites brasileiros. Para isto, foi feita a revisão teórica de campos tradicionais dos estudos em marketing: impulsividade, perfeccionismo, conspícuo, exclusividade e influencia interpessoal. Logo após, utilizando a Técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) os campos tradicionais foram transformados em variáveis latentes e se pode medir a relação de dependência da adesão a compras coletivas a estes construtos. Em uma pesquisa com 212 respondentes constatou se a validação de quatro hipóteses impulsividade, perfeccionismo, conspícuo, exclusividade e a reavaliação de uma (interpessoal).

Texto completo:

PDF 58-70

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


..................................................................................................................................................................................................................................................................................