A Influência dos Atributos da Qualidade do Ensino para a Retenção de Alunos de uma Instituição de Ensino Federal

Clarisse Cordeiro Medeiros, Arilda Teixeira

Resumo


Esta pesquisa teve dois objetivos, identificar os atributos de qualidade do IFMA que estão associados à lealdade dos alunos; e verificar se os alunos maiores de idade avaliam a qualidade e a sua lealdade de modo diferente ao dos alunos menores de idade. Foi um estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal, com coleta de dados primários, por meio de aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas. As estatísticas descritivas identificaram que os alunos consideraram de qualidade regular os atributos de qualidade:  do corpo docente, do corpo técnico administrativo, da infraestrutura física, e dos processos administrativos. E consideraram que sua lealdade para com a instituição é alta. A comparação de médias apontou que os alunos maiores de idade atribuem mais qualidade ao corpo técnico-administrativo e são mais leais do que os alunos menores de idade. A regressão linear múltipla apontou que os atributos de qualidade que se mostraram estatisticamente significantes para explicar a lealdade são: a qualidade dos processos administrativos, a qualidade da estrutura física e a qualidade do corpo docente. 

DOI: dx.doi.org/10.21714/1679-18272019v17Ed.p58-72


Texto completo:

PDF 58-72

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




..................................................................................................................................................................................................................................................................................