A INFLUÊNCIA DOS MODELOS MENTAIS DOS EMPREENDEDORES NO DESEMPENHO DE SUAS ORGANIZAÇÕES

Authors

  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni
  • Eric Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Schuler Universidade de São Paulo

Abstract

A estrutura competitiva do mercado é um elemento central para compreender o desempenho
das empresas e suas estratégias. Porém, as organizações também estão expostas às influências
internas. Dentre elas, destaca-se a interferência dos modelos mentais dos empreendedores
como guia propulsor do desempenho organizacional. Os modelos mentais auxiliam na
construção da competência para facilitar a dinâmica estratégica da mudança e inovação nas
empresas (LE BOTERF, 2003). Aliás, quais são as características básicas dos modelos
mentais dos empreendedores, que contribuem para o melhor desempenho organizacional?
Com base nesta questão de pesquisa, este ensaio teórico aborda os modelos mentais dos
empreendedores e sua influência sobre o desempenho empresarial, resultando em um
conjunto de proposições, que buscam entender melhor a diferença no nível de desempenho
organizacional, principalmente em micro, pequenas e médias empresas. Foi identificado que
os conhecimentos, as habilidades emocionais, mentais e estratégicas, a capacidade de liderança, de comunicação e os relacionamentos, a participação da família e da cultura, bem
como a criatividade e a vocação para empreender são elementos intrínsecos aos modelos
mentais dos empreendedores. Parte da diferença no desempenho entre organizações pode ser
creditada a estes diferentes elementos, que integram os modelos mentais dos empreendedores.

Author Biographies

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da
Universidade de Caxias do Sul. Endereço: Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – PPGA / Bloco F – CCAD –
Centro de Ciências da Administração – CEP: 95070-560 – Caxias do Sul – RS Fone: (54) 3218.2100 e-mail:
gsmilan@ucs.br

Deonir De Toni

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade de
Caxias do Sul. Endereço: Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – PPGA / Bloco F – CCAD – Centro de Ciências
da Administração – CEP: 95070-560 – Caxias do Sul – RS Fone: (54) 3218.2100 e-mail: deonirdt@terra.com.br

Eric Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração, pela Université de Sherbrooke (Canadá). Professor da Universidade de Caxias do
Sul. Endereço: Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – PPGA / Bloco F – CCAD – Centro de Ciências da
Administração –CEP: 95070-560 – Caxias do Sul – RS Fone: (54) 3218.2100 e-mail: edorion@ucs.br

Maria Schuler, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração de Sistemas de Informação pela École Supèrieure dês Affaires de Grenoble
(França). Professor da Universidade de São Paulo. Endereço: Praça Benedito Calixto, 76 – AP: 103 – Bairro:
Pinheiros – CEP: 05406-040 – São Paulo – SP Fone: (11) 3476.2428 e-mail: mschuler@usp.br

Published

2011-01-18

Issue

Section

Artigos