A INFLUÊNCIA DOS MODELOS MENTAIS DOS EMPREENDEDORES NO DESEMPENHO DE SUAS ORGANIZAÇÕES

Autores/as

  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir De Toni
  • Eric Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Schuler Universidade de São Paulo

Resumen

A estrutura competitiva do mercado é um elemento central para compreender o desempenho
das empresas e suas estratégias. Porém, as organizações também estão expostas às influências
internas. Dentre elas, destaca-se a interferência dos modelos mentais dos empreendedores
como guia propulsor do desempenho organizacional. Os modelos mentais auxiliam na
construção da competência para facilitar a dinâmica estratégica da mudança e inovação nas
empresas (LE BOTERF, 2003). Aliás, quais são as características básicas dos modelos
mentais dos empreendedores, que contribuem para o melhor desempenho organizacional?
Com base nesta questão de pesquisa, este ensaio teórico aborda os modelos mentais dos
empreendedores e sua influência sobre o desempenho empresarial, resultando em um
conjunto de proposições, que buscam entender melhor a diferença no nível de desempenho
organizacional, principalmente em micro, pequenas e médias empresas. Foi identificado que
os conhecimentos, as habilidades emocionais, mentais e estratégicas, a capacidade de liderança, de comunicação e os relacionamentos, a participação da família e da cultura, bem
como a criatividade e a vocação para empreender são elementos intrínsecos aos modelos
mentais dos empreendedores. Parte da diferença no desempenho entre organizações pode ser
creditada a estes diferentes elementos, que integram os modelos mentais dos empreendedores.

Biografía del autor/a

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da
Universidade de Caxias do Sul. Endereço: Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – PPGA / Bloco F – CCAD –
Centro de Ciências da Administração – CEP: 95070-560 – Caxias do Sul – RS Fone: (54) 3218.2100 e-mail:
gsmilan@ucs.br

Deonir De Toni

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade de
Caxias do Sul. Endereço: Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – PPGA / Bloco F – CCAD – Centro de Ciências
da Administração – CEP: 95070-560 – Caxias do Sul – RS Fone: (54) 3218.2100 e-mail: deonirdt@terra.com.br

Eric Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração, pela Université de Sherbrooke (Canadá). Professor da Universidade de Caxias do
Sul. Endereço: Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – PPGA / Bloco F – CCAD – Centro de Ciências da
Administração –CEP: 95070-560 – Caxias do Sul – RS Fone: (54) 3218.2100 e-mail: edorion@ucs.br

Maria Schuler, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração de Sistemas de Informação pela École Supèrieure dês Affaires de Grenoble
(França). Professor da Universidade de São Paulo. Endereço: Praça Benedito Calixto, 76 – AP: 103 – Bairro:
Pinheiros – CEP: 05406-040 – São Paulo – SP Fone: (11) 3476.2428 e-mail: mschuler@usp.br

Publicado

2011-01-18

Número

Sección

Artigos